Natureza e Interdisciplinaridade: reflexões para a Educação Básica
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, educação ambiental, projeção para o futuroResumo
A presente organização de trabalhos, iniciativas e relatos compilados originam-se do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da PUCSP, com a contribuição do Núcleo de Estudos do Futuro da PUCSP. Objetiva contribuir com as discussões sobre a inserção ou não da disciplina de Educação Ambiental na Educação Básica do Brasil. A apresentação deste trabalho ocorreu em Brasília junto ao Ministério de Educação e Cultura e teve a representação da Prof. Dra. Ivani Fazenda, que participou da mesa redonda, além de entregar por escrito os pareceres e os relatos aqui descritos. A iniciativa é parte da programação da RIO + 20, que ocorreu em junho de 2012, e que contou com a participação de representantes da ONU – Organização das Nações Unidas e de representantes de diversos países na cidade do Rio de Janeiro. Os trabalhos aqui relatados apresentam os dois grupos de pesquisa envolvidos, a proposta de inserção interdisciplinar da temática da educação ambiental como compromisso de todas as áreas do saber e descrevem variadas possibilidades da ação educativa em várias disciplinas que contribuem em suas práticas com uma “atitude” interdisciplinar” de diálogo e aproximações na construção de sentidos para a preservação da vida planetária (humana e ambiental).Downloads
Edição
Seção
Artigos Revisitados
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.