Práticas e pesquisas interdisciplinares: diálogo aberto e permanente no GEPI da PUC/SP

Autores

  • Ivani Catarina Arantes Fazenda
  • Ana Lúcia Gomes Silva
  • Telma T. de Oliveira Almeida
  • Ana Lourdes Lucena Sousa

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Prática, Pesquisa, Diálogo

Resumo

As discussões tecidas no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares-GEPI da Pontifícia Universidade Católica-PUC/ São Paulo em 2011 constituiu como espaço de diálogo permanente e aberto sobre os fundamentos e práticas interdisciplinares, enquanto campo de estudos e pesquisas. Os pressupostos metodológicos da interdisciplinaridade serviram de base para nos valermos das leituras dos textos, livros, resenhas e participarmos dos diferentes exercícios que, ao final foram organizados em forma de produção escrita. A reflexão sobre esse processo compõe o objetivo do presente texto, no sentido de compreender as questões ali abordadas. Com base em autores como Fazenda e outros, que tratam da percepção e assumem um posicionamento de abertura para as novas possibilidades de análise do fenômeno educacional, estivemos atentas para a sensibilização, a memória, as histórias de vida e o registro como proposta de novas indagações e percepções no espaço da pesquisa e formação docente.

Biografia do Autor

Ivani Catarina Arantes Fazenda

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes: Professora Drª Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP.

Ana Lúcia Gomes Silva

SILVA, Ana Lúcia Gomes: Doutoranda, Bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Aquidauana/ UFMS.

Telma T. de Oliveira Almeida

ALMEIDA, Telma T. de Oliveira: Doutoranda, Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP, Coordenadora do Curso de Pedagogia da FIG/UNIMESP e Professora da Faculdade de Educação Física – Guarulhos/SP.

Ana Lourdes Lucena Sousa

SOUSA, Ana Lourdes Lucena: Doutoranda, Bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Pesquisa