Relação pedagógica: espaços/tempos/movimentos de aprendizagens, construções e afetos

Autores

  • Diva Spezia Ranghetti

Palavras-chave:

Relação pedagógica, Afetividade, Aprendizagem, Atitude

Resumo

O presente artigo intenciona desencadear algumas reflexões sobre o sentido e o significado da relação pedagógica no processo da educação formal. Tem como objetivo apresentar a afetividade como princípio desencadeador da relação pedagógica favorável à aprendizagem, bem como alguns pressupostos para que a aprendizagem apresente-se como possibilidade a todos os sujeitos inseridos no processo educativo. As reflexões são oriundas da vivência da autora, já registradas em suas pesquisas de mestrado e doutorado, realizadas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, cujas temáticas investigadas foram a afetividade na educação e um design interdisciplinar de formação, ambas tendo como alicerce a teoria da Interdisciplinaridade e a Fenomenologia. As pesquisas evidenciaram que a atitude do professor afeta a construção de tempos e espaços na relação que se constrói ao longo do processo educativo e que para que a relação pedagógica seja favorável à aprendizagem a sala de aula deve constituir-se como espaço de encontro entre os sujeitos e o conhecimento. Um espaço em que professores e alunos, sujeitos do processo, desvelam, revelam, criam, recriam, aprendem, ensinam, afetam e são afetados, encontrando-se consigo mesmos e com o conhecimento para constituírem-se. Um espaço em que a interdisciplinaridade habita. Nesse sentido, alguns pressupostos fazem-se necessários na ação do professor, tais que: conhecimento de si mesmo, abertura, humildade, consideração, espera, parceria.

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Artigos Originais