O vigor alvissareiro das artes para o currículo interdisciplinar em ação

Autores

  • Valda Inês Fontenele Pessoa

Palavras-chave:

currículo, interdisciplinaridade, artes

Resumo

O texto em pauta tem por objetivo explicitar ações formativas, desenvolvidas em um currículo de curso de formação de professores que, em seu desenho oficial, tinha como eixo epistemológico a interdisciplinaridade. A investigação da trajetória vivenciada foi apoiada pela lógica da complexidade (Morin) e da abordagem interdisciplinar (Fazenda), em que todos os dados foram reconhecidos neles e em relação com o todo uno e múltiplo, de modo simultâneo. Isso significou um movimento circular espiralado em que exigia do sujeito pesquisador, ao mesmo tempo, uma aproximação e um afastamento do objeto investigado. A diretriz implementada pautou-se em recolher todas as informações obtidas ao longo da vivência do currículo e por meio de entrevista semiestruturada, gravada em áudio com dez professoras egressas do curso. Dos registros realizados ao longo do curso, da documentação e entrevistas, emergiram vivências no currículo em ação que demonstram o vigor alvissareiro das artes para o currículo interdisciplinar em ação. O teatro e a literatura ao dialogarem com os saberes da pedagogia aglutinaram atenções e dinamizaram a formação interdisciplinar.

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Artigos Originais