O vigor alvissareiro das artes para o currículo interdisciplinar em ação
Palavras-chave:
currículo, interdisciplinaridade, artesResumo
O texto em pauta tem por objetivo explicitar ações formativas, desenvolvidas em um currículo de curso de formação de professores que, em seu desenho oficial, tinha como eixo epistemológico a interdisciplinaridade. A investigação da trajetória vivenciada foi apoiada pela lógica da complexidade (Morin) e da abordagem interdisciplinar (Fazenda), em que todos os dados foram reconhecidos neles e em relação com o todo uno e múltiplo, de modo simultâneo. Isso significou um movimento circular espiralado em que exigia do sujeito pesquisador, ao mesmo tempo, uma aproximação e um afastamento do objeto investigado. A diretriz implementada pautou-se em recolher todas as informações obtidas ao longo da vivência do currículo e por meio de entrevista semiestruturada, gravada em áudio com dez professoras egressas do curso. Dos registros realizados ao longo do curso, da documentação e entrevistas, emergiram vivências no currículo em ação que demonstram o vigor alvissareiro das artes para o currículo interdisciplinar em ação. O teatro e a literatura ao dialogarem com os saberes da pedagogia aglutinaram atenções e dinamizaram a formação interdisciplinar.Downloads
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.