Educação cidadã: desafio interdisciplinar

Autores

  • Maria do Carmo Freitas Macedo
  • Beatriz Marcos Telles
  • Ana Carolina Faria Silvestre
  • Monica Fonseca Franco

Palavras-chave:

câmara mirim, educação cidadã, interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo apresenta a estrutura e formação da Câmara Mirim de Pouso Alegre para a educação cidadã de crianças e adolescentes, diante do grande desinteresse dos jovens para com a política. É utilizada uma pesquisa de caráter exploratório sobre a organização e o funcionamento de uma Câmara Mirim – a Câmara Mirim de Pouso Alegre contemplando o programa de formação cidadã. O resultado obtido demonstra que depois do ingresso dos estudantes a este programa há um grande entusiasmo e interesse deles para discussão e debate de assuntos pertinentes à sociedade e ao contexto que estão inseridos. Porém, falta o estabelecimento de um espaço de participação efetiva dos jovens no ambiente escolar, para a multiplicação do conhecimento adquirido na Câmara Mirim. Percebe-se que para suprir essa lacuna é necessária a convocação de assuntos e princípios da interdisciplinaridade de forma que os alunos possam exercer os saberes sobre a formação cidadã.Em Pouso Alegre o despertar de adolescentes à participação de decisões junto ao poder público vem sendo construído pela Câmara Mirim com perseverança, pois afinal, não se pode esquecer que “público” não é “do governo”, “público” é de “todos nós”, como relembra Brandão (2008). Um novo mundo é possível com maior engajamento, comprometimento e práticas interdisciplinares pelas novas gerações junto ao poder público.

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Como Citar

Macedo, M. do C. F., Telles, B. M., Silvestre, A. C. F., & Franco, M. F. (2013). Educação cidadã: desafio interdisciplinar. Interdisciplinaridade. Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisa Em Interdisciplinaridade, (3), 50–61. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/16787

Edição

Seção

Artigos Originais