Os desafios e perspectivas de uma práxis pedagógica integradora: a interdisciplinaridade em questão

Autores

  • Jucimara Silva Rojas
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Práxis Pedagógica, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre os desafios e perspectivas dos aspectos interdisciplinares na intensa busca de uma práxis pedagógica que contemple o fim da fragmentação do conhecimento e possibilite um trabalho integrador. Acreditamos que o trabalho interdisciplinar permite um olhar universal sobre o conhecimento, o que permite possuir habilidades para construir as respostas possíveis ou necessárias a cada contexto. Para enriquecer nossas análises foram selecionados textos de autores como Fazenda (1997, 1995, 1993); Japiassú (1976); Magalhães (2000); Perrenoud (2005) dentre outros que contribuíram para o enriquecimento do trabalho apresentado. Percebe-se que a abordagem interdisciplinar está sendo pensada e aplicada na organização do trabalho pedagógico, somente recentemente, embora suas ideias estejam a muitas décadas em estudos e discussões. Neste sentido ela torna-se fundamental na medida em que busca a interação de conceitos e métodos, o que conduz o educando a uma visão mais próxima do movimento, da totalidade e das contribuições da realidade, ou seja, é uma ação pedagógica que necessita ser interativa e integrativa entre professore e aluno. Dessa forma, constata-se que devido às inúmeras mudanças que diversos setores da sociedade vêm passando é necessário que o professor também esteja preparado para assumir uma nova concepção de educação. Finalizando, o estudo concluiu que é fundamental que o processo ensino-aprendizagem seja utilizado pelo professor como uma ferramenta para a construção e elaboração de novos conhecimentos que serão primordiais no dia a dia do educando.

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Artigos Originais