CAMINHOS DO SABER: reflexões
Palavras-chave:
Construção de saberes, interdisciplinaridade, pesquisa e ação formativa.Resumo
Este trabalho teve como objetivo uma revisita ao trabalho de pós-doutoramento em Ciências Sociais – Antropologia, na perspectiva interdisciplinar proposta por Fazenda, tendo como guia o filósofo Hilton Japiassu, na analise da construção do saber em um tempo de mudanças aceleradas, por meio das narrativas de professores universitários e artistas plásticos. Buscou desvelar a articulação entre as bases teóricas das disciplinas: Antropologia, Sociologia, Filosofia, Arte, Memória Social e Educação exercício interdisciplinar a partir do qual propomos uma reflexão renovada sobre pesquisa, análise e ação formativa. Indicamos, nesta perspectiva, a relevância do pensamento de Japiassu na abertura dos caminhos que trilhamos, desde então, como base formadora de nossa atuação profissional como educadora.Referências
BALANDIER, G. A Desordem – Elogio do Movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 2001.
___________ (org.) Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.
____________ (org.) Didática e Interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2001.
GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
JAPIASSU, H.. A Crise das Ciências Humanas. In: FAZENDA, I (org). A Pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. São Paulo: Papirus, 1995.
______________ Desistir de Pensar? Nem Pensar! São Paulo: Letras & Letras, 2001.
MARTINS, J.. Não somos cronos, somos kairós. Revista Kairós, n.1, São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia PUC-SP, 1998.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
PAIS, J.M. Viajando o cotidiano e seus enigmas. Revista Margem, n.12, Faculdade de Ciências Sociais PUC-SP, FAPESP / EDUC, 2000.
RANDON, M. O Belo. In. NICOLESCU, B. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: Unesco, 2000.
SANTOS, B. S. A Crítica da Razão Indolente. Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SEVERINO, A. J. O Conhecimento Pedagógico e a Interdisciplinaridade: O saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, I (org.). Didática e Interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2001.
WASSERMANN, S. et.al. Ensinar a Pensar. São Paulo: EDUSP, 1972.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.