A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA MAPREI: forma e conteúdo interdisciplinar para a formação do cidadão.
Palavras-chave:
educação, interdisciplinaridade, aprendizagem.Resumo
Uma escola pode elaborar práticas interdisciplinares consolidadoras que articulem os aspectos intelectuais e afetivos, exercitando uma aprendizagem mediatizada pelo conhecimento e pela participação coletiva dos alunos, evitando assim o abandono escolar? Da ação dos professores do Instituto de Educação José de Paiva Netto, localizada na cidade de São Paulo, nasceu uma metodologia, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), composta de sete etapas, utilizada nas dez escolas dessa rede, com aplicabilidade em todas as disciplinas da matriz curricular da Educação Básica, que, ao propor uma educação humanista, incentiva os estudantes a desenvolverem-se pedagógica e solidariamente, sem indiferença ao que se passa na sociedade em que estão inseridos. A utilização dessa intervenção pedagógica em sala de aula possibilita ao professor uma atitude interdisciplinar, postura requerida na intencionalidade e na ação docente quando falamos na importância da valorização da subjetividade do aluno, na articulação das experiências pessoais em áreas diversas do conhecimento, no ato criativo e na coletividade para a formação de cidadãos para um mundo justo. A propósito, Fazenda (1991) afirma que a educação interdisciplinar é uma forma de compreender e modificar o mundo. A força das práticas interdisciplinares, a abertura pedagógica e de diálogos que possibilitem uma aprendizagem significativa numa educação socializadora do saber provocam-nos a refletir, enquanto pesquisadores, nessas práticas que contemplem o favorecimento da troca, a intersubjetividade e a reflexão sobre o mundo em constante transformação. Ainda Fazenda (2011) conceitua que viver a interdisciplinaridade é viver a própria aprendizagem, numa busca que evidencia-se pela atitude do educador ou daquele que planeja ou coordena ações educativas (Fazenda 2006).
Referências
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: Um Projeto em Parceria. São Paulo: Loyola, 1991.
______. Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2011.
______. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.