A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA MAPREI: forma e conteúdo interdisciplinar para a formação do cidadão.

Autores

  • Maria Suelí Periotto
  • Luciana Pasqualucci

Palavras-chave:

educação, interdisciplinaridade, aprendizagem.

Resumo

Uma escola pode elaborar práticas interdisciplinares consolidadoras que articulem os aspectos intelectuais e afetivos, exercitando uma aprendizagem mediatizada pelo conhecimento e pela participação coletiva dos alunos, evitando assim o abandono escolar? Da ação dos professores do Instituto de Educação José de Paiva Netto, localizada na cidade de São Paulo, nasceu uma metodologia, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), composta de sete etapas, utilizada nas dez escolas dessa rede, com aplicabilidade em todas as disciplinas da matriz curricular da Educação Básica, que, ao propor uma educação humanista, incentiva os estudantes a desenvolverem-se pedagógica e solidariamente, sem indiferença ao que se passa na sociedade em que estão inseridos. A utilização dessa intervenção pedagógica em sala de aula possibilita ao professor uma atitude interdisciplinar, postura requerida na intencionalidade e na ação docente quando falamos na importância da valorização da subjetividade do aluno, na articulação das experiências pessoais em áreas diversas do conhecimento, no ato criativo e na coletividade para a formação de cidadãos para um mundo justo. A propósito, Fazenda (1991) afirma que a educação interdisciplinar é uma forma de compreender e modificar o mundo. A força das práticas interdisciplinares, a abertura pedagógica e de diálogos que possibilitem uma aprendizagem significativa numa educação socializadora do saber provocam-nos a refletir, enquanto pesquisadores, nessas práticas que contemplem o favorecimento da troca, a intersubjetividade e a reflexão sobre o mundo em constante transformação. Ainda Fazenda (2011) conceitua que viver a interdisciplinaridade é viver a própria aprendizagem, numa busca que evidencia-se pela atitude do educador ou daquele que planeja ou coordena ações educativas (Fazenda 2006).

Biografia do Autor

Maria Suelí Periotto

Doutoranda em Educação: Currículo na PUC-SP – linha de pesquisa Interdisciplinaridade, mestre em Educação: Currículo na PUC-SP – linha de pesquisa Interdisciplinaridade. É pedagoga com pós-graduação em gestão escolar e em metodologia das Ciências Humanas. Pesquisadora do GEPI – Grupo de Pesquisas em Interdisciplinaridade.

Luciana Pasqualucci

Doutoranda em Educação: Currículo na PUC-SP – linha de pesquisa Interdisciplinaridade, mestre em Educação: Currículo na PUC-SP – linha de pesquisa Interdisciplinaridade, especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP, graduada em Artes Plásticas pela FAAP. Possui experiência em educação em museus, formação de professores e estratégias para o ensino da arte contemporânea. Pesquisadora do GEPI – Grupo de Pesquisas em Interdisciplinaridade.

Referências

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: Um Projeto em Parceria. São Paulo: Loyola, 1991.

______. Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2011.

______. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2006.

Downloads

Publicado

2016-04-06

Edição

Seção

Artigos Originais