PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR E APRENDIZAGEM MIDIATIZADA.
Palavras-chave:
autonomia, autorregulação na aprendizagem, educomunicação, interdisciplinaridade, midiatização.Resumo
O artigo apresenta resultados da primeira fase da pesquisa “Prática docente interdisciplinar, mediação e aprendizagem midiatizada”. Focaliza a interface educação-comunicação e as relações entre interdisciplinaridade, mediação/midiatização na prática docente no ensino superior. Define-se como objetivo principal do estudo compreender as percepções dos discentes dos cursos de Licenciatura (História, Letras, Matemática e Pedagogia) do Unibh (Centro Universitário de Belo Horizonte), sobre como tem se processado a midiatização do professor na articulação dos projetos de ensino com os projetos de autoaprendizagem dos alunos. A investigação se alicerça nas bases dos estudos qualitativos. Procura-se captar, mediante a aplicação de questionário e grupo focal, os significados de situações apresentadas no cotidiano da sala de aula no processo de mediação/midiatização pedagógica. O estudo aponta para a necessidade de discussão e de efetivação de práticas midiatizadas para a autoaprendizagem, autorregulação e autonomia nos cursos de formação do professor, como um sinal dos tempos atuais.Referências
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