O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NA USP (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) DE LORENA SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.

Autores

  • Mariana Aranha Moreira José Universidade de Taubaté
  • Carlos A.M. dos Santos Universidade de São Paulo,
  • Sandra G. Schneider Universidade de São Paulo,

Palavras-chave:

metodologias ativas de aprendizagem, ensino de engenharia, interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo apresenta a importância do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) na formação dos futuros professores de engenharia e áreas afins. Regulamentado pela USP em 2005, o PAE destina-se a formar alunos de Pós-graduação (mestrado e doutorado) para exercer atividades de docência em cursos de Engenharia. Sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência. Na EEL, a Preparação Pedagógica é realizada por meio da disciplina que trata da Didática e Prática de Ensino de Engenharia e tem como objetivo permitir que os pós-graduandos entrem em contato com o uso de metodologias ativas de aprendizagem, ao mesmo tempo em que ampliam sua formação em termos de conceitos didáticos e pedagógicos. Para conduzir a disciplina, foi necessário constituir uma equipe multi e interdisciplinar em vários campos de formação, a fim de oferecer uma visão mais sistêmica dos processos que envolvem o ensino de engenharia. Engenheiros, físicos, químicos, matemáticos, pedagogos e psicólogos conduzem as discussões da disciplina, priorizando conteúdos como o uso de metodologias ativas de aprendizagem; tais como: Project Based Learning; Peer Instruction; aulas experimentais com projetos remotos; além de fundamentos da interdisciplinaridade e psicopedagogia. Após a discussão dos temas, os alunos iniciam a confecção de um projeto que é executado em sala de aula no semestre posterior sob a supervisão de um professor de uma disciplina de graduação e que comporá a atividade de Estágio Supervisionado em Docência, segunda etapa do PAE. O projeto elaborado considera a disciplina ministrada, o cronograma das atividades e as descrições das aulas que serão ministradas pelo pós-graduando. Nesse sentido, destaca-se a importância da experiência do PAE na EEL-USP para o ensino de engenharia, sobretudo por proporcionar uma formação multi e interdisciplinar para os futuros professores, ao mesmo tempo em que prepara o futuro professor para o uso de metodologias ativas de aprendizagem nas atividades de ensino.


Referências

DOS SANTOS et al. 2013. Sócio-Construtivismo e o uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Engenharia. Abenge. Porto Alegre/RS. 79-139.

FAZENDA, I.C.A. O que é interdisciplinaridade? SÃO PAULO: CORTEZ, 2008.

MARCELO. C. 2009. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte. V. 01, n. 01, p. 109-131, ago/dez, 2009. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

NÓVOA. A. 2009. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa/Portugal: Educa.

TARDIF. M. 2013. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc. Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr-jun, 2013. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>

Downloads

Publicado

2016-04-06

Edição

Seção

Artigos Revisitados