PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DA HEREDITARIEDADE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM – BA

Autores

  • ROBERTO RAYALA DA SILVA CARNEIRO Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
  • LINO MARCOS DA SILVA Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

Palavras-chave:

Ensino de matemática. Ensino de biologia. Interdisciplinaridade. Hereditariedade

Resumo

neste trabalho buscou-se verificar a existência de práticas interdisciplinares entre docentes de matemática e de biologia no estudo da hereditariedade em escolas de Ensino Médio da rede pública do município de Senhor do Bonfim-BA. A fundamentação teórica, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta um breve relato sobre a interdisciplinaridade e as perspectivas do trabalho interdisciplinar no ensino das disciplinas: matemática e biologia no estudo da hereditariedade. Os dados, obtidos a partir de um questionário aplicado aos docentes de ambas as disciplinas, foram analisados qualitativa e quantitativamente. Além da existência de práticas interdisciplinares, procurou-se averiguar também a formação docente, o acesso e uso de recursos didáticos voltados para a interdisciplinaridade, em especial, no estudo da hereditariedade, bem como a habilidade dos professores em reconhecer e resolver problemas sobre hereditariedade envolvendo conceitos de matemática e de biologia. Constatou-se que a maioria dos docentes não utiliza abordagens interdisciplinares envolvendo o tema herança biológica. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração de material didático que possibilite e estimule o enfoque interdisciplinar no estudo da hereditariedade no Ensino Médio.

 

 

Biografia do Autor

ROBERTO RAYALA DA SILVA CARNEIRO, Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

mestre em matemática pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui especialização em metodologia do ensino de matemática e física (UNINTER), licenciatura em matemática pela Universidade do Estado da Bahia - (UNEB). Atualmente é professor de matemática da Rede Municipal de Senhor do Bonfim-BA e da Rede Estadual da Bahia

 

 doutor em matemática aplicada (UNICAMP), mestre em matemática (UFCG) e graduação em ciências com habilitação em matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor de matemática do Colegiado de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF e professor permanente do mestrado profissional em matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Contato: lino.silva@univasf.edu.br

 

LINO MARCOS DA SILVA, Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

 doutor em matemática aplicada (UNICAMP), mestre em matemática (UFCG) e graduação em ciências com habilitação em matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor de matemática do Colegiado de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF e professor permanente do mestrado profissional em matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Referências

BAHIA. Decreto nº 15.806, de 30 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a organização territorial dos Núcleos Regionais de Educação, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, 31 de dezembro de 2014.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2002.

______. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/Secretária de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2006. 135p.

______. Censo Escolar da Educação Básica 2016 - Notas Estatísticas. Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP), 2017.28p.

CARNEIRO, R.R.S. Uma análise do uso da interação entre conceitos matemáticos e biológicos no ensino da hereditariedade em escolas estaduais de Senhor do Bonfim-BA. 2016. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2016.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia? 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

LENOIR, Yves. Didática e Interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani (org.) Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1998.

MORESI, E. Metodologia da pesquisa. Universidade Católica de Brasília – UCB. Pró-reitora de Pós-Graduação – PRPG. Programa de Pós-graduação stricto sensu em Gestão do conhecimento e tecnologia da informação. Brasília, 2003.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1992.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos Originais