PRESSUPOSTOS E DEFINIÇÕES EM INTERDISCIPLINARIDADE: diálogo com alguns autores

Autores

  • Elisandra Brizolla de Oliveira UFLA - Universidade Federal de Lavras.
  • Franklin Noel dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Fragmentação do saber. Diálogo.

Resumo

Embora o termo interdisciplinaridade esteja em voga no cenário educacional, são muitas as concepções e o termo não parece apresentar um sentido único e preciso. Isto, provavelmente, decorre dos diferentes enfoques que recebe, já que ainda não seja possível definir uma única concepção de interdisciplinaridade. Objetivamos apresentar as distintas concepções que envolvem a temática, estabelecendo um diálogo entre as diferentes concepções abordadas por autores de renome na área, a fim de evidenciar que embora sejam distintas, convergem para a superação do ensino da fragmentação do conhecimento e a necessidade de diálogo por parte dos docentes.

 


 

 

Biografia do Autor

Elisandra Brizolla de Oliveira, UFLA - Universidade Federal de Lavras.

 Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora - EEEM NOSSA SENHORA DE LOURDES. Mestra em Ensino na Educação Básica CEUNES/UFES. Pós graduada em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, e Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela UFLA - Universidade Federal de Lavras.

Franklin Noel dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo - Possui graduação em Lic. Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Biologia (Biologia Animal) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia de Mollusca. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Ambiental, Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, MZSP, Brasil e Pós-Doutorado Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém, Brasil.

Referências

APPLE, M. W. Educação e Poder. trad. De Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artes Médicas,1989. 201p

ETGES, Norberto J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. pp.60-94

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 5 ed. São Paulo, SP: Loyola, 2002. (1991). V. 13 Coleção Educar. 119 p.

_________.Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 15 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008 [1994].

_________. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011,[1979].

_________. In: O que é interdisciplinaridade? FAZENDA, I. C. A. (Org.). 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987.

FRIGOTTO. G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Org.). A interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. pp. 34-59.

GERHARD, A.C.; ROCHA FILHO, G. B. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, V17(1), pp. 125-145, 2012.

JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. A interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LENOIR, Y. Didática e Interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: Ivani Fazenda (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. 13 ed. Campinas: Papirus, 2008.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em revista, v.1, n.1, março 2005, p. 3 -15.

POMBO, O. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Seminário Internacional Interdisciplinaridade, Humanismo, Universidade, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 a 14 de Novembro 2003. Disponível em: <http://www.humanismolatino.online.pt>. Acesso em out. 2015.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS et.al. Ensino Integrado: Justaposição ou Articulação? In: Ensino disciplinar e transdisciplinar: uma coexistência necessária. SANTOS, Akiko; SOMERMAN, Américo (orgs). Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.p. 67-126.

VEIGA-NETO, A. Tensões disciplinares e Ensino Médio. ANAIS Do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Edição

Seção

Artigos de revisão