O TODO E AS PARTES COMO FORMA DE EXPRESSÃO DE PONTOS DE VISTA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS

Autores

  • FRANCIELE PIRES RUAS FURG/RS
  • RAFAELE RODRIGUES DE ARAÚJO ARAÚJO FURG/RS

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Formação docente.

Resumo

 

Neste trabalho analisou-se pontos de vistas sobre interdisciplinaridade por meio de imagens expressas por licenciandos de um curso na modalidade a distância em Ciências de uma universidade pública gaúcha, bem como por docentes atuantes na rede básica de ensino. O objetivo foi investigar a significância desses desenhos como meio de alcançar pontos de vista a respeito da interdisciplinaridade que cada sujeito carrega consigo. Para isso, realizou-se uma oficina, onde os participantes desenharam uma imagem que representava a interdisciplinaridade, contendo uma breve descrição. Na análise realizada sobre os desenhos surgiram duas categorias: “Das partes para o Todo” e “Do Todo para as Partes”. Na primeira, os sujeitos envolvidos acreditam que todo o docente, mesmo que não tenha o domínio por completo de outras áreas do conhecimento, precisa ter autonomia para seguir pesquisando e estabelecendo parcerias com docentes de outras áreas do saber, a fim de lhes permitir concretizar estratégias interdisciplinares no coletivo. Já a segunda categoria mostra que os sujeitos entendem que a interdisciplinaridade pode ser executada por apenas um sujeito, basta esse buscar conhecimentos que não lhe são pertinentes e/ou ter uma formação que proporcione a prática interdisciplinar. Sendo assim, entende-se que tanto o docente com formação disciplinar quanto interdisciplinar, adveio de uma formação solitária, o que sugere que em ambos os casos esses profissionais deverão ter a autonomia e abertura para buscarem conhecimentos e parcerias de outras áreas do saber.

Biografia do Autor

FRANCIELE PIRES RUAS, FURG/RS

 Mestre em Educação em Ciências pela FURG/RS. Licenciada em Física.

 

RAFAELE RODRIGUES DE ARAÚJO ARAÚJO, FURG/RS

Mestre em Educação em Ciências. Doutoranda pelo Programa de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – FURG/RS. Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG. Licenciada em Física.

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Publicado

2017-10-01

Edição

Seção

Artigos