O TODO E AS PARTES COMO FORMA DE EXPRESSÃO DE PONTOS DE VISTA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Formação docente.Resumo
Neste trabalho analisou-se pontos de vistas sobre interdisciplinaridade por meio de imagens expressas por licenciandos de um curso na modalidade a distância em Ciências de uma universidade pública gaúcha, bem como por docentes atuantes na rede básica de ensino. O objetivo foi investigar a significância desses desenhos como meio de alcançar pontos de vista a respeito da interdisciplinaridade que cada sujeito carrega consigo. Para isso, realizou-se uma oficina, onde os participantes desenharam uma imagem que representava a interdisciplinaridade, contendo uma breve descrição. Na análise realizada sobre os desenhos surgiram duas categorias: “Das partes para o Todo” e “Do Todo para as Partes”. Na primeira, os sujeitos envolvidos acreditam que todo o docente, mesmo que não tenha o domínio por completo de outras áreas do conhecimento, precisa ter autonomia para seguir pesquisando e estabelecendo parcerias com docentes de outras áreas do saber, a fim de lhes permitir concretizar estratégias interdisciplinares no coletivo. Já a segunda categoria mostra que os sujeitos entendem que a interdisciplinaridade pode ser executada por apenas um sujeito, basta esse buscar conhecimentos que não lhe são pertinentes e/ou ter uma formação que proporcione a prática interdisciplinar. Sendo assim, entende-se que tanto o docente com formação disciplinar quanto interdisciplinar, adveio de uma formação solitária, o que sugere que em ambos os casos esses profissionais deverão ter a autonomia e abertura para buscarem conhecimentos e parcerias de outras áreas do saber.
Referências
ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de e ALVES, Cristiane da Cunha. Na busca da interdisciplinaridade: Percepções sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza. Ciência e Natura, v. 36, n.3, p. 349 – 357, 2014.
ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de.; TAUNCHEN, Gionara; HECKLER, Valmir. Currículo e formação de professores: da simplificação ao pensamento complexo. Revista Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 65-93, 2017.
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva et al. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área Ciências da Natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v.10, n. 2, p. 277-289, 2004.
BANYAI, Istvan. Zoom. Tradução de Gilda Aquino. Rio de Janeiro: Brinque – Book, 1995.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17417&Itemid=866>. Acesso em: 20 Abr. 2013.
CARLOS, Jairo Gonçalves e ZIMERMANN, Erika. Análise da concepção de interdisciplinaridade nos documentos oficiais. Simpósio Nacional de Ensino de Física. Brasília. Anais do XVII SNEF, 2007.
DIOGO, Rodrigo Claudino et al. Concepções sobre interdisciplinaridade de licenciandos em Biologia e Física. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. Anais do VII ENPEC, 2009. CD-ROM.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. São Paulo: Editora Papirus, 1995.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke e MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências Naturais e Matemática: algumas reflexões. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. Anais do VII ENPEC, 2009. CD-ROM.
JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (orgs.). Interdisciplinaridade: além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2011.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.
MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MORIN, Edgar. O método 1 – a natureza da natureza. Porto Alegre: Editora Sulina: 2016.
________ Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre:Sulina, 2015.
________ O método 4 - as ideias. 6 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011a.
________ Os setes saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2011b.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1998.
SOUZA, Suely dos Santos; TRINCHÃO, Gláucia Maria Costa; LIMA, Joíla Rodrigues de. Desenho e Educação: Análise Interdisciplinar de Imagens no Livro Didático. Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói, 2012.
TAVARES, Dirce Encarnacion. Identidade. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes, TAVARES, Dirce Encarnacion, GODOY, Herminia Prado. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.