Resenhas do livro "Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia" de Ivani Fazenda realizada por seus alunos no ano de 2012
Keywords:
Educação, Interdisciplinaridade, TransformaçãoAbstract
Este artigo apresenta breve análise dos dois prefácios do livro Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro, com o objetivo de levar os profissionais da Educação a repensarem os caminhos para a transformação. Fazenda e Japiassu são os autores em destaque. Fazenda nos leva a refletir em duas linhas de raciocínio na definição de Interdisciplinaridade, a primeira se a definirmos como junção de disciplinas, cabe pensar currículo apenas na formatação da matriz curricular. A segunda como atitude de ousadia e busca frente ao conhecimento, o qual envolve a cultura do lugar onde se formam professores. Japiassu apresentou dois caminhos para essa transformação, para um novo repensar na educação: a ciência crítica, que revê as práticas científicas em seu real contexto sociopolítico e cultural e a Interdisciplinaridade, que segundo ele, consiste em trabalho de interação das disciplinas científicas, de seus conceitos e diretrizes para a organização do ensino. A apresentação da obra, escrita por Varella aponta para a importância da transformação na Educação.Downloads
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Resenhas
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