Fazenda, Japiassu e Morin, a confirmação de novos caminhos para a educação

Autores/as

  • Ana Maria Ramos Sanchez Varella

Palabras clave:

Sentidos, Caminho interdisciplinar, Diálogo

Resumen

Foram escolhidos para este artigo três autores que abrem caminhos para um novo pensar na Educação: Fazenda, Japiassu e Morin. A reforma do pensamento é um desafio, porque criatividade, reflexão, lidar com diferenças, trabalhar em redes não complementam a necessidade que o educador tem em sua sala de aula. Reformar, reformular pensamentos, novos paradigmas, união de talentos, conhecer o próprio talento deve ser uma busca constante. Uma atitude interdisciplinar é identificada pela ousadia da busca, da pesquisa, da transformação. Quando se realiza um projeto interdisciplinar há a necessidade de que as pessoas nele envolvidas sintam o desejo de fazer parte dele. Nenhum cientista humano deve deixar o exercício do pensar e conhecer o sentido do agir em todas as suas dimensões. O caminho que vai sendo traçado é perceber o pensamento da inclusão, da reconstrução, principalmente na área da educação, porque é nesse eixo que tanto educador quanto educando têm a oportunidade de dialogar.

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