ESTUDO DA INFÂNCIA INDÍGENA: interdisciplinaridade na formação de professores para o diálogo com a arte

Autores

  • Ivani Catarina Arantes Fazenda PUC/SP
  • Ana Lúcia Gomes da Silva Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana.

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Professores. Arte. Cultura indígena.

Resumo

: este artigo é um recorte da nossa pesquisa de pós-doutorado e busca compreender a ação docente no ensino de arte na cultura indígena Terena para a educação infantil. Investigamos sobre a formação de professores na perspectiva da interdisciplinaridade. As condições da pesquisa nos provocaram a pensar sobre o universo infantil indígena quando surgiram os seguintes questionamentos: como tratar da sociologia da infância e não indagar sobre como as crianças indígenas dialogam com a arte e, nesta mesma direção como os professores da educação infantil ampliam o repertório deles diante da desvalorização que vem ocorrendo material e imaterial das manifestações culturais e artísticas do povo indígena? Tomamos como foco principal a pessoa do professor indígena da educação infantil e buscamos apreender o mundo subjetivo das representações e das suas expectativas como desejo imanente de mudanças na área de suas atividades educativas, artísticas e culturais. Quanto à orientação metodológica, seguimos os passos no exercício de uma prática interdisciplinar sob a orientação da professora Ivani Fazenda como balizadora no caminho percorrido. Utilizamos a pesquisa qualitativa, bibliográfica, empírica que nos remete à intervenção, cujos procedimentos incluíram levantamento e revisão da literatura sobre o tema para construção de um estado da arte sobre a questão: como o olhar do professor da educação infantil tem se constituído no processo educativo quando se trata da arte na cultura indígena? Apontamos como resultados um conjunto de conhecimentos no campo teórico investigativo da educação escolar indígena na formação de professores. Na mesma direção identificamos como integrar a arte com as diversas áreas do conhecimento, incluindo a abordagem interdisciplinar no material pedagógico para a infância - uma forma de promover o diálogo da arte com a realidade da cultura indígena para valorização da história individual e coletiva da criança indígena.

 

Biografia do Autor

Ivani Catarina Arantes Fazenda, PUC/SP

Professora titular do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Professora associada do CRIE (Centre de Recherche et intervention educative) da Universidade de Sherbrooke - Canadá, membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciências da Educação-Universidade de Evora - Portugal. Líder do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) e colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade – INTERESPE do Programa de Pós-Graduação: Educação/Currículo da PUCSP.  Livre docente em Didática pela Universidade do Estado de São Paulo (UNIVESP/1991). Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (UNESP/1984). Mestra em Filosofia da Educação pela PUCSP (1978). Graduada em Pedagogia pela USP (1963). CV: http://lattes.cnpq.br/9538159500171350; site: http://pucsp.br/gepi; E-mail: jfazenda@uol.com

Ana Lúcia Gomes da Silva, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana.

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Coordenadora pela CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/Pedagogia/UFMS/CPAQ. Responsável pelo Laboratório de Arte e Culturas Lúdicas Diversificadas/UFMS/CPAQ. Dirigente da Revista Diálogos Interdisciplinares/GEPFIP/UFMS/CPAQ e Parecerista da revista Interdisciplinaridade da PUC/SP. Dirigente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores GEPFIP/UFMS/CPAQ. CV: http://lattes.cnpq.br/3468543283151836 Contato: analucia.sc1@hotmail.com

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: Anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre; Fundação IOCHPE, 1991.

BRASIL.SECRETRARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais /PCN – Arte. 3ª ed. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

______. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC, 1998b.

______. Parecer MEC/CEB/CNE n° 14/1999. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena. Brasília: Diário Oficial da União, 19/10/1999b, p.12.

______. Resolução CEB/CNE n° 3 de 10/11/1999. Fixa as Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas. Brasília: Diário Oficial da União de 14/12/1999a, p.58.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

CAMARGO, L. (org.) Arte-Educação: da pré-escola à universidade. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1994

FAZENDA, I. C. A. (Org.); Lenoir (Org.); PIMENTA, S. (Org.); KENSKI, V. (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. 9ª. ed. Campinas: Papirus, 2005.

______. O que é Interdisciplinaridade? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

IAVALBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LOPES DA SILVA, Aracy; NUNES, Ângela; MACEDO, Ana Vera L. S. Crianças Indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo, Global, 2002.

MALHEIROS, Nely. Entrevista com a professora em 2018. Anastácio, MS. Material não publicado.

MARTINS, Miriam C, PICOSQUE Gisa e GUERRA M. Terezinha T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In:

______. Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote, Coleção Temas de Educação, 1992.

NUNES, Ângela. A Sociedade das Crianças A´uwê-Xavante – por uma antropologia da criança. Dissertação de mestrado, USP, 1997.

SILVA, Ana Lúcia Gomes. O Ensino da Arte: Contribuições para o Processo Ensino-Aprendizagem no Município de Aquidauana. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco-MS, 2005.

______. Interdisciplinaridade na Temática Indígena: aspectos teóricos e práticos da educação arte e cultura. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP, 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Edição

Seção

Artigos