Interdisciplinaridade: facilitadora da integração da sustentabilidade no Ensino Superior

Auteurs-es

  • Beatriz Marcos Telles
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara

Mots-clés :

educação, ensino superior, interdisciplinaridade, sustentabilidade

Résumé

O texto traz a interdisciplinaridade como facilitadora na inserção de temas complexos como o da integração da sustentabilidade no ensino superior. Para tal dialoga com autores que trazem a problemática do ensino fragmentado e disciplinar, dentre vários outros obstáculos enfrentados por todos que procuram brechas para esta inserção.

Bibliographies de l'auteur-e

Beatriz Marcos Telles

Mestra em Administração (PUCSP), graduada em Informática (UFSCAR), licenciatura em Matemática (Centro Universitário Claretiano), especializações em Administração (FAAP) e em Metodologia de Design Instrucional para Cursos de EaD (UNIFEI), com interesses de pesquisa em educação para sustentabilidade, redes sociais, pensamento complexo e interdisciplinaridade. Educadora na UNIVAS (MG), pesquisadora pela PUCSP do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) e NEF (Núcleo de Estudos do Futuro), empreende projetos de cunho social integrando a comunidade acadêmica (UNIVAS-MG) com a comunidade local, estimulando as práticas de sustentabilidade.

Arnoldo José de Hoyos Guevara

PhD University of California, Berkekey Pos-doc University of Oxford, UK. Coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro NEF/PUCSP (www.nef.org.br) que representa no Brasil o Projeto Milênio (www.millennium-project.org), e é responsável dos ICIM no Brasil (www.pucsp.br/icim). O NEF tem publicado uma serie de livros nos últimos anos, o último sobre o tema da Educação na Era da Sustentabilidade (GUEVARA, 2011).

Téléchargements

Numéro

Rubrique

Artigos