Arte e Ludicidade: abordagens interdisciplinares na perspectiva da aprendizagem significativa
Mots-clés :
Arte, Ludicidade, Aprendizagem Significativa, ResiliênciaRésumé
Este trabalho tem como objetivo enfocar a arte e a ludicidade na ação pedagógica, situando a discussão no espaço da psicologia e da educação em seu contexto específico e diferenciado, numa abordagem interdisciplinar. Apresentamos estudos sobre a concepção de arte na formação humana e os aspectos lúdicos como compreensão do mundo na prática cultural. Buscamos encaminhamentos para os dilemas, convictas na construção de um clima de trabalho interdisciplinar onde a criança tem o direito de encontrar na escola, um ambiente prazeroso e enriquecedor para todos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre as práticas interdisciplinares, enquanto campo de estudos relacionados à arte e ludicidade e com enfoque para a formação de professores. Pressupostos teóricos da educação e da psicologia serviram de base para as leituras de autores como Fazenda (2006, 2001); Gardner (1989); Hernández (1997); Kischimoto (1999); Magalhães (2009); Tavares (2001); Rogers (1997; 1985) dentre outros. As pesquisas sobre a prática interdisciplinar versam basicamente na ação, de acordo com a interação e integração entre os sujeitos das ações educativas. Buscando refletir tais ações discutimos sobre a resiliência do professor que assume uma prática diferenciada com o objetivo de oferecer uma aprendizagem significativa utilizando-se das múltiplas linguagens. Assim, acreditamos que educar é mais do que transmitir conhecimento, é despertar a curiosidade e desafiar o aluno a confiar em si mesmo, desejar novos aprendizados e conhecimentos e estar consciente de sua constante transformação.Téléchargements
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Artigos Originais
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