OS PILARES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO SUBPROJETO DO PIBID INTERDISCIPLINAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS- FLA

Auteurs-es

  • ELAINE DAS GRAÇAS FRADE: Universidade Federal de Lavras
  • JOSÉ LUIZ PEREIRA DE RESENDE Universidade Federal de Lavras
  • LUÍS ANTÔNIO COIMBRA BORGES Universidade Federal de Lavras.

Mots-clés :

Formação de educadores/as. Tecnologias da informação. Comunicação. Círculo de cultura.

Résumé

 a interdisciplinaridade escolar e a formação de educadores/as constituem-se como temática central desta investigação. Objetiva-se descrever reflexivamente as experiências vivenciadas no âmbito da escola e da sala de aula dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/UFLA, no subprojeto Interdisciplinar da Universidade Federal de Lavras durante os anos de 2014 e 2015. O subprojeto foi realizado em duas escolas municipais de educação básica e buscou evidenciar as estratégias utilizadas pela equipe para o desenvolvimento das atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A abordagem metodológica respalda-se na pesquisa qualitativa, em revisão de literatura e relato de experiência por meio de Diário de Bordo construído em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na plataforma Moodle. Pode-se perceber que a vivência de projetos que, como este, permitem a interlocução entre profissionais que atuam na educação básica e licenciandos/as em processo de formação, colaboram para o fortalecimento de ações voltadas para a construção da interdisciplinaridade.

 

Bibliographies de l'auteur-e

ELAINE DAS GRAÇAS FRADE:, Universidade Federal de Lavras

docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras

JOSÉ LUIZ PEREIRA DE RESENDE, Universidade Federal de Lavras

docente do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras.

LUÍS ANTÔNIO COIMBRA BORGES, Universidade Federal de Lavras.

docente do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras.

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Publié-e

2017-04-10

Numéro

Rubrique

Artigos Originais