DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ABORDAGENS ACERCA DO MEIO AMBIENTE EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Mots-clés :
Meio ambiente. Interdisciplinaridade. Formação continuada.Résumé
O objetivo geral deste estudo foi o de identificar os subsídios oportunizados pela formação continuada relacionada ao tema Meio Ambiente e Interdisciplinaridade. A pesquisa, com abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Uruguaiana/RS. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. Os dados obtidos nesta pesquisa foram amparados pela técnica análise de discurso e indicaram uma certa fragilidade em relação à abordagem e desenvolvimento do tema Meio Ambiente e interdisciplinaridade em sala de aula. Assinalaram também a necessidade de investimento no aprimoramento dos docentes por meio de formação continuada. Concluímos ser imprescindível que o sistema educacional adote uma nova postura, proporcionando a formação continuada edificada em propostas que contemplem distintas áreas de formação e que vise superar as limitações relacionadas ao Meio Ambiente e da interdisciplinaridade.
Références
ALMEIDA, O. S.; VILAS BOAS, I. F.; AMARAL, C. L. F. (2015) Abordagem das imensões conceitual, procedimental e atitudinal da temática Meio Ambiente em livros didáticos de Ciências com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Eletrônica de Biologia, vol. 08, n. 01. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/15466/16654>. Acesso em 05 jun de 2017.
CANTÚ-MARTINEZ, P. C.Educación ambiental y laescuela como espacio educativo para la promoción de la sustentabilidade. Revista Electrónica Educare, 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/1941/194131745003.pdf>. Acesso em 05 out. de 2017.
CARVALHO, I. C. M; MHULE, R. P. Intenção e Atenção nos processos de ensino e aprendizagem. Por uma Educação Ambiental “fora da caixa”. Ambiente e Educação, v. 21, n.º 1, 2016. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/6090>. Acesso em 03 set. de 2017.
COUTINHO, R. X.; FOLMER, V. PUNTEL, R. L. Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Revista Ciência e Educação, v. 20, n. 3, 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2510/251031804016/>. Acesso em 12 set. de 2017.
DIAS, A. F.; OLIVEIRA, D. A. As abordagens de corpo, gênero e sexualidades no Projeto Político Pedagógico em um colégio estadual de Aracaju, SE. Revista HOLOS, Ano 31, Vol. 3, 2015. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/4815/481547178023.pdf>. Acesso em 12 set. de 2017.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FAZENDA, I. C. A.; VARELA, A. M. R. S.; ALMEIDA, T. T. O. Interdisciplinaridade: tempos, espaços, proposições. Revista e-Curriculum, n.11 v.03, 2013. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/14914>. Acesso em 07 mar. de 2017.
LANES, K. G.; LANES, D. V. C.; COPETTI, J.; LARA, S.; PUNTEL, R. L.; FOLMER, V. Educação em saúde e o ensino de ciências: sugestões para o contexto escolar. VITTALLE:Revista de Ciência da Saúde, vol. 25, n. 02, 2013. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vittalle/article/view/6024/3710>. Acesso em 07 set. de 2017.
LARA, S.; SALGUEIRO, A. C. F.; PUNTEL, R. L.; FOLMER, V. Trabalhando a interdisciplinaridade com o tema transversal saúde na formação inicial de estudantes do curso normal. Revista Ciências&Ideias, v. 06, n. 02, 2015. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/379>. Acesso em 09 mai. de 2017.
LARA, S.; FOLMER, V. Uma proposta de inserção do tema saúde cardiovascular na formação inicial de educadores em formação. In: Copetti, J.; Folmer, V. Educação e Saúde no Contexto Escolar, 1ª ed., 342 p. 2015.Disponível em: <http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/sisbi/files/2015/08/Livro-Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Sa%C3%BAde-no-Contexto-Escolar.pdf>. Acesso em 12 set. de 2017.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 240 p. 2001.
GADOTTI, M. Dimensão política do projeto pedagógico da escola. Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Diretoria de Capacitação de Recursos Humanos PROCAD – Projeto de Capacitação de Dirigentes Fase Escola Sagarana. Acervo Moacir Gadotti 2016. Disponível em: <http://gadotti.org.br:8080/jspui/handle/123456789/456>. Acesso em 23 jun. de 2017.
GALIAN, C. V. A. Currículo e conhecimento escolar na perspectiva da educação integral. Cadernos Cenpec, v.6, n.1, 2016. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/347/344>. Acesso em 13 set. de 2017.
GATTI, B. A. Formação continuada de Professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a10>. Acesso em 14 de set. 2017.
MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O.; TOMANIK, E. A. Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/2510/251025751004.pdf>. Acesso em 23 set. de 2017.
MARQUES, R. R. R.; SOUZA, M. B. C. A. FAÇO O QUE DIGO? A relação entre o Projeto Político Pedagógico e a prática Docente. Revista Foco, vol. 10, n. 02, 2017.Disponívelem: <http://revistafocoadm.org/index.php/foco/article/view/425/240.> Acesso em 14 jun. 2017.
MINAYO, M. C. S.O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MONTEIRO, F. I. Formação continuada de professores em pauta: uma análise da resolução 2/2015 do conselho nacional de educação. Revista Aleph, n. 27, ano 13, 2016. Disponível em: <http://revistaleph.uff.br/index.php/REVISTALEPH/article/viewFile/443/319>. Acesso em 27 set. de 2017.
MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
MOREY, B.; CAMELO, M. História da Ciência em quatro estudos: uma proposta para a formação docente em ensino de Ciências. Revista Experiências em Ensino de Ciências, vol. 11, n. 03, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em 02 out. de 2017.
PEREIRA, E. G. C.; FONTOURA. H. A. Percepções da dimensão ambiental em um contexto lúdico: docentes enquanto sujeitos. Revista Ciências & Ideias, v. 7, n. 2, 2016.Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/479/402>. Acesso em 24 set. de 2017.
PESSANO, E. F. C.; PESSANO, C. L. A.; FOLMER, V.; PUNTEL, R. L. O rio Uruguai como tema para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Revista Contexto & Educação, vol. 30, n.96, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3317>. Acesso em 26 set. de 2017.
PESSANO, E. F. C.; DÁVILA, E. S.; SILVEIRA, M. G.; PESSANO, C.L.A.; FOLMER, V.; PUNTEL, R. Percepções socioambientais de estudantes concluintes do ensino fundamental sobre o rio Uruguai. Revista Ciências e Ideias, vol. 04, n. 02, 2013. Disponível em:
<http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/323/219>. Acesso em 02 out. 2017.
RUAS, F. P.; ARAÚJO, R. R.O todo e as partes como forma de expressão de Pontos de vista sobre interdisciplinaridade em ciências. Revista Interdisciplinaridade, n. 11, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/34716>. Acesso em: 23 dez. 2017.
SANTOS, M. E. T.; SOARES, C. B.; ESCOTO, D. F.; SOUZA, D. O. G.; COPETTI, J.; SILVEIRA, M. G. S.; LARA, S.; FOLMER, V. Tema Transversal saúde no contexto escolar: análise da formação e da prática pedagógica docente nos anos iniciais da Educação Básica. Revista Ciências & Ideias, v.7, n.1, 2016. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/471>.Acesso em 23 mai. de 2017.
SANTOS, R. M. R.; MELIM, A. P.; PANIAGO, M. C. L. Formação continuada de professores universitários na rede social facebook: interagir, trocar, dialogar, compartilhar, aprender e conviver. Revista Interações, v. 18, n. 2, 2017. Disponível em: <http://www.interacoes.ucdb.br/article/view/1502/pdf>. Acesso em 25 set. de 2017.
SHAW, G. S. L. ROCHA, J. B. T.; FOLMER, V. (2017) Uma revisão sobre a interdisciplinaridade no ensino e a formação de professores. Revista Ciências e Ideias, v. 08, n. 01, 2017. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/633/489>. Acesso em 29 set. de 2017.
SOARES, E. L.; VIÇOSA, C. S. C. L.; TAHA, M. S.; FOLMER, V. A presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. Revista Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, vol. 12, n. 02, 2017. Disponível em: <http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/10398/html>. Acesso em 02 out. de 2017.
SOUSA, R. G.; OLIVEIRA, G. G.; TOSCHI, M. S.; CUNHA, H. F. Meio ambiente e insetos na visão de educandos de 6º e 8º ano de escolas públicas em Anápolis-GO. Revista Ambiente & Educação, vol. 18, n. 2, 2013. Disponível em: <https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/3244/2843>. Acesso em 29 set. de 2017.
SOUZA, S. T.F.; ALMEIDA, M. L. P. Projeto Político Pedagógico escolar da Educação infantil na proposta curricular de Santa Catarina: primeiras aproximações. Revista Internacional de Formação de Professores, vol. 01. n. 01, 2016. Disponível em: <https://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/257/374>. Acesso em 12 mai. de 2017.
STAMBERG, C. S.A interdisciplinaridade e o ensino de Ciências na prática de professores do Ensino Fundamental. Revista Experiências em Ensino de Ciências, vol. 11, n. 03, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID327/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em 02 out. de 2017.
TAGLIEBER, J. E. Reflexões sobre a formação docente e a Educação Ambiental. In: ZAKREZEVSKI, S. B.; BARCELOS, V. (Org.) Educação Ambiental e compromisso social: pensamentos e ações. Erechim: EdiFAPES, 2004.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, M; LESSARD, C.O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
THIOLLENT, M. J. M.; COLETTE, M. M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Humanand Social Science, v. 36, n. 2, 2014. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/23626/0>. Acesso em 28 set. de 2017.
VÁSQUES, C.; ALSINA, Á.Enseñanza de laProbabilidadenEducación Primaria. UnDesafío para laFormación Inicial y Continua delProfesorado. Revista de Didáctica de las Matemáticas, vol. 85, 2014. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/3677/1/V%C3%A1squez2014Ense%C3%B1anzaNumeros85.pdf>. Acesso em 05 out. de 2017.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: Veiga, I. P. A. (org), Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14a edição Papirus, 2002.
VIÇOSA, C. S. C. L. Investigações acerca da abordagem do tema Meio Ambiente e do desenvolvimento de ações interdisciplinares no Ensino Fundamental. Dissertação Mestrado-PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. UFSMRS, 2017, 91 p. Disponível em: <http://pgeec.ufsm.br/images/producoes/2016/dissertacoes/2017/Dissertacao_Catia.pdf>. Acesso em 18 fev. 2018.
ZANATTA, S. C.; ROYER, M. R.; COSTA, E. P. S. A Necessidade da Transdisciplinaridade para Promover a Educação Ambiental. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental, v. 33, n. 2, 2016. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5647>. Acesso em28 set. de 2017.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.