NA ESPIRITUALIDADE A ARTE É UMA DAS RAÍZES DA SUSTENTABILIDADE: uma investigação interdisciplinar.

Autores

  • Maria Regina Cerávolo Cerávolo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP- INTERESPE-Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade em Educação.

Palavras-chave:

espiritualidade, arte, sustentabilidade.

Resumo

O propósito deste ensaio é iniciar a elaboração do percurso do meu doutoramento. Minha tese baseia-se em construir um olhar para outras possibilidades de apreender e produzir uma obra artística. Falo da experiência de olhar e perceber, as várias camadas internas, que uma obra apresenta além dos conceitos pragmáticos e herméticos, necessários, que dominam o ambiente artístico atualmente. O artista não precisa ser rotulado e colocado em categorias para expressar seus sentimentos e suas conexões com o universo.

Biografia do Autor

Maria Regina Cerávolo Cerávolo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP- INTERESPE-Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade em Educação.

Arte educadora – Licenciatura plena em Desenho e Plástica – FAAP 1976. Mestra em Comunicação e Semiótica – PUC SP 2003. Pesquisadora convidada do INTERESP – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade em Educação – 2015. CV: http://lattes.cnpq.br/8549293748759891

Referências

CERÁVOLO, Maria Regina. Natureza morta: um processo co-evolutivo de comunicação entre corpo e ambiente. Dissertação de Mestrado, Biblioteca Nadir Gouveia Kfouri. São Paulo: PUCSP, 2003.

ESPÍRITO SANTO, Ruy Cezar. Autoconhecimento na formação do educador. São Paulo: Ágora, 2007.

______ O renascimento do sagrado na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

______ Pedagogia da transgressão. São Paulo: Ágora, 2011.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus Editora, 1994.

______ Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

______ A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2012.

FERRARA, Lucrécia DÁléssio. A estratégia dos signos. São Paulo: Perspectiva, 1981.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. Trad. Álvaro Cabral e Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes,1996.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte, Trad. De Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

______. Arte e ilusão – um estudo da psicología da representação pictórica, Trad. Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1986.

______. Meditações sobre um cavalinho de pau, Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade São Paulo, 1999.

______. La Imagen y el ojo, Trad. Alfonso López Lago y Remigio Gómez Diaz. Madrid: Alianza Editorial, 1993.

THE NEW YORK TIMES INTERNATIONAL WEEKLY. Folha de São Paulo, 3 de outubro de 2015.

Downloads

Edição

Seção

Art