O USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA E A DESCONSTRUÇÃO DO EU.

Gazy Andraus, Maria Regina Cerávolo

Resumo


Atualmente existem muitas discussões sobre o excessivo uso da tecnologia por jovens e crianças, provocando uma solidão em meio à multidão. O que percebemos é que estamos cada vez mais sozinhos e a única forma de nos sentirmos aceitos é participando das redes sociais e recebendo o tempo todo, mensagens, fotos e notícias, de tudo e de todos. Há uma capilarização do eu na comunicação, porém, uma ausência de mim, em mim mesmo. Nunca se conseguiu tamanha facilidade em se relacionar virtualmente com as pessoas, entretanto, há uma dificuldade em entender e aceitar o outro. Todas as vezes que o outro não corresponde ao que quero, clico e mudo a página... Será que consigo mudar as pessoas? Estamos sozinhos; não conseguimos ser ouvidos, entendidos, apenas observados e comentados. Há uma grande dificuldade em se formular respostas mais coerentes e pensamentos mais estruturados. Tudo é rápido, sem pensar e automático. Começamos a ter dificuldade em nos aprofundar em qualquer assunto, pois as interferências não nos permitem elaborar e buscar nossas próprias soluções.


Palavras-chave


Tecnologia, desconstrução do eu, comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRAUS, Gazy. A independente escrita-imagética caótico-organizacional dos fanzines: para uma leitura/feitura autoral criativa e pluriforme. no Caderno de Atividades e resumos do 17º. COLE – Congresso de Leitura do Brasil na Seção Escritas, imagens e criação: Diferir 8, p. 152. ISSN: 21750939. Campinas: Unicamp/FE; ALB, 2009. http://www.cole.educacao.ws/resumos_det.php?resumo=1855

ANDRAUS, Gazy; SANTOS NETO, Elydio dos. Dos Zines aos BiograficZines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria. In MUNIZ, Cellina (org.). FANZINES – Autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza/CE: Editora UFC, 2010.

ESPÍRITO SANTO, Ruy Cezar do. O Renascimento do sagrado na Educação. Campinas, SP: Papirus, 1988.

ESPÍRITO SANTO, Ruy Cezar do. Beleza, Alegria e Amor. Curitiba: Moura S A, 2016.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Editora Moraes, 1980.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinho, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964.

NABUCO, Cristian. Estamos criando uma geração de alienados, afirma psicólogo do HC. Estadão. 13/09/2016. Vida & Estilo. Entrevista concedida a Rita Lisauskas. <http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ser-mae/estamos-criando-uma-geracao-de-alienados-afirma-psicologo-do-hc/Acesso em 17/10/2016.

SILVEIRA. Nise da. Jung Vida e Obra. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1994.

VON FRANZ, Marie-Louise ,C. G. Jung: seu mito em nossa época, Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix, 1975.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-7498

Interespe está indexada em: