CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL E AUTOCONHECIMENTO CORPORAL.

Autores

  • Telma Teixeira de Oliveira Almeida
  • Jaime Paulino FIG-UNIMESP

Palavras-chave:

consciencia espiritual, atoconhecimento corporal, autoconsciencia

Resumo

Esta pesquisa realizada pelo pesquisadora Profa. Dra. Telma Teixeira e pelo Estudante Profa. Jaime Paulino faz parte da linha de pesquisa: Espiritualidade e autoconhecimento do Grupo de Estudos e pesquisas sobre espiritualidade e interdisciplinaridade na Educacao – INTERESPE, pertencente ao CAPES/CNPQ, desenvolvido na Pontificia Universidade Catolica de São Paulo, coordenado pelo Prof. Dr. Ruy Cezar do Espirito Santo. O conceito de consciência espiritual e autoconhecimento corporal trata de uma conexão com a natureza e a si mesmo. Depois de ter estabelecido a conexão, o idoso vai ver a vida de uma perspectiva totalmente diferente. As pessoas com um senso altamente desenvolvido de consciência espiritual são menos propensas à depressão e à solidão entre outras doenças que acomete o ser humano nesta faixa etária, que iremos orientar. As práticas corporais virão no sentido de um despertar de pura consciência de si mesmo.

Biografia do Autor

Telma Teixeira de Oliveira Almeida

[1] Telma Teixeira De Oliveira Almeida - Doutora em Educação: Currículo-Interdisciplinaridade - GEPI(Grupo de estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade), PUC/SP, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa INTERESPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação) PUC/SP. Mestre em Educação pela UNIMEP de Piracicaba/SP, Especialista em Docência pela UNIMESP/Guarulhos/SP, Graduada em Educação Física pelo Instituto Gammon Lavras/MG. Coordenadora e Profª do Curso de Pedagogia e Professora da Faculdade de Educação Física da FIG/UNIMESP/Guarulhos/SP. Professora da Pós-Graduação da UNIÍTALO/SP. Autora das obras Jogos e Brincadeiras no Ensino Infantil e Fundamental e Educação Física no Ensino Fundamental com atividades de Inclusão pela Cortez/Editora.

Jaime Paulino, FIG-UNIMESP

Pós-graduando em Docência no Ensino Superior. Bacharel em Direito - FIG-UNIMESP. Graduado em Instrutor de Educação Física - Escola de Educação Física da Polícia Militar. Coordenador e Docente do curso de Educação Física - FIG-UNIMESP. Pesquisador do INTERESPE.

Referências

KRISHNAMURTI. A educação e o significado da vida. Editora Cultrix, 6ª Ed. São Paulo, 1994.

KOZASA, Elisa. Meditação frequente faz com que cérebro fique mais atento e funcional. Disponível em: http://oglobo.globo.com/saude/meditacao. 2013. Acesso em: 12 set 2013.

LEE, Maria L. Lian Gong em 18 terapias - Forjando um corpo saudável. 2. ed. São Paulo: Ed. Pensamento, 1987.

MURPHY M. & DONAVAN S. The Physical and Psychological Effects of Meditation. Inglaterra, 1988.

MIELE, Luiz. O caminho da Harmonia: In: SESC/SP; Núcleo Multidisciplinar de Saúde Corporal: Respiração: Sopro da vida. 1999.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Edição

Seção

PESQUISA DO INTERESPE