TEC/NÃO/LOGIA E DES/COMUNICAÇÃO?

Autores

  • Gazy Andraus Interespe- PUCSP

Palavras-chave:

tecnologia, comunicação, educação, celulares.

Resumo

a tecnologia na atualidade tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano, mas ao mesmo tempo, traz questões preocupantes, como a massiva utilização, por exemplo, de telefones celulares de múltiplas funções, causando desatenções escolares, acidentes e problemas sociais quando usados em momentos como no trânsito ou em almoços familiares dentre outras circunstâncias comuns. Há até estudos que reforçam a problemática do uso desses aparelhos por crianças e jovens, cujas estruturas mentais ainda não estão totalmente formadas e maduras, podendo ser as causas de uma postura inadequada nas salas de aulas, tanto ao que concerne na atenção do alunato, como no desenvolvimento de sua psique e mal desenvolvimento de sua coluna. Este texto traz a reflexão dessa premente temática na atualidade.

Biografia do Autor

Gazy Andraus, Interespe- PUCSP

graduado em Educação Artística pela FAAP, e mestrado pela UNESP versando sobre histórias em quadrinhos (HQ) com mensagens koânicas. Seu doutorado em ciências da comunicação pela ECA-USP enfatiza a importância das HQ como arte e comunicação que podem e devem ser usadas no ensino, inclusive o universitário, já que promovem uma inteligência sistêmica (cartesiano/criativa), e sua tese foi premiada como melhor de 2006 pelo HQMIX. É professor designado do curso de Pedagogia da Universidade estadual de Minas Gerais (UEMG), unidade de Campanha-M;  pesquisador do Observatório de Quadrinhos da ECA-USP, autor de HQ autorais adultas de temática fantástico-filosófica e editor independente de fanzines.

Referências

ANDRAUS, Gazy. A não-linearidade mental da juventude: informação e formação interdisciplinar, tecnologias e zines. Revista Interdisciplinaridade. N. 4, 2014. ISSN 2179-0094. <https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/19069> Acesso em 30/04/2017.

ESPíRITO SANTO, Ruy Cezar do. Aluno Ausente. Poesia enviada por email. 2016a.

______. O Renascimento do sagrado na Educação. Campinas, SP: Papirus, 1988.

______. Olhos para ver... Ouvidos para ouvir...Poesia enviadas por email. 2016b.

LEÃO, Cris. 10 razões para se proibir tecnologia para crianças. 11/03/2014. https://antesqueelescrescam.com/2014/03/11/10-razoes-para-se-proibir-tecnologia-para-criancas/ Acesso em 30/04/2017.

NABUCO, Cristian. ‘Estamos criando uma geração de alienados’, afirma psicólogo do HC. Estadão. 13/09/2016. Vida & Estilo. Entrevista concedida a Rita Lisauskas. < http://emais.estadao.com.br/blogs/ser-mae/estamos-criando-uma-geracao-de-alienados-afirma-psicologo-do-hc/ > Acesso em 07/10/2016.

PESQUISA ALERTA: postura inadequada ao usar o celular pode gerar dor cervical. Singular: Centro de Controle da Dor. s/d. https://www.singular.med.br/midia/blog/237-pesquisa-alerta-postura-inadequada-ao-usar-o-celular-pode-gerar-dor-cervical.html Acesso em 01/05/2017.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

ARTIGOS