CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL E AUTOCONHECIMENTO CORPORAL

Autores

  • Telma Teixeira de Oliveira Almeida Interespe-PUCSP
  • Jaime Paulino FIG-UNIMESP

Palavras-chave:

CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL, AUTOCONHECIMENTO CORPORAL, educação

Resumo

A pesquisa está sendo aplicada para um grupo de terceira idade vinculado à Unimesp (FIG/Guarulhos/SP). As atividades propostas envolveram discussões, debates, aplicações práticas e depoimentos individuais, onde serão coletadas as reflexões sobre o desenvolvimento da pesquisa.

Biografia do Autor

Telma Teixeira de Oliveira Almeida, Interespe-PUCSP

Doutora em Educação: Currículo-Interdisciplinaridade - GEPI(Grupo de estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade), PUC/SP, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa INTERESPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação) PUC/SP. Mestre em Educação pela UNIMEP de Piracicaba/SP, Especialista em Docência pela UNIMESP/Guarulhos/SP, Graduada em Educação Física pelo Instituto Gammon Lavras/MG. Coordenadora e Profª do Curso de Pedagogia e Professora da Faculdade de Educação Física da FIG/UNIMESP/Guarulhos/SP. Professora da Pós-Graduação da UNIÍTALO/SP. Autora das obras Jogos e Brincadeiras no Ensino Infantil e Fundamental e Educação Física no Ensino Fundamental com atividades de Inclusão pela Cortez/Editora.

Jaime Paulino, FIG-UNIMESP

Pós-graduando em Docência no Ensino Superior. Bacharel em Direito - FIG-UNIMESP. Graduado em Instrutor de Educação Física - Escola de Educação Física da Polícia Militar. Coordenador e Docente do curso de Educação Física - FIG-UNIMESP. Pesquisador do INTERESPE.

Referências

KRISHNAMURTI. A educação e o significado da vida. Editora Cultrix, 6ª Ed. São Paulo, 1994.

KOZASA, Elisa. Meditação frequente faz com que cérebro fique mais atento e funcional. Disponível em: http://oglobo.globo.com/saude/meditacao. 2013. Acesso em: 12 set 2013.

LEE, Maria L. Lian Gong em 18 terapias - Forjando um corpo saudável. 2. ed. São Paulo: Ed. Pensamento, 1987.

MURPHY M. & DONAVAN S. The Physical and Psychological Effects of Meditation. Inglaterra, 1988.

MIELE, Luiz. O caminho da Harmonia, in: SESC/SP; Núcleo Multidisciplinar de Saúde Corporal: Respiração: Sopro da vida. 1999.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

PESQUISA DO INTERESPE