INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: a contribuição da espiritualidade e interdisciplinaridade (Projeto de Pesquisa)

Autores

  • Marilice Pereira Ruiz do Amaral Pereira Ruiz do Amaral Mello INTERESPE- PUCSP

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência, . Formação de professores, Interdisciplinaridade, Espiritualidade.

Resumo

este projeto de pesquisa busca conhecer como vem se dando a inclusão nas escolas públicas de Piracicaba. A questão que iremos pesquisar é “De que forma está ocorrendo a inclusão de alunos com deficiência nas escolas da rede pública Municipal e Estadual em Piracicaba? Quais os desafios enfrentados na prática do dia a dia das escolas? Em Piracicaba os desafios são muitos. Acredita-se que um deles é a má formação inicial e continuada dos professores que nem sempre se dá de maneira interdisciplinar. Temos como objetivo criar subsídios para um trabalho qualitativo e quantitativo com diferentes práticas em sala de aula. A metodologia será o estudo de caso em 5 escolas municipais e 5 escolas estaduais de vários níveis. Com a ajuda dos conceitos da interdisciplinaridade e um estudo da necessidade da espiritualidade na vida dos alunos faremos um trabalho de formação com os profissionais envolvidos. Esta pesquisa poderá se estender para outros municípios da região e assim contribuir para o trabalho com todas as crianças e suas famílias.

 

 

Biografia do Autor

Marilice Pereira Ruiz do Amaral Pereira Ruiz do Amaral Mello, INTERESPE- PUCSP

Doutora em Educação: Currículo- PUCSP

Referências

BRASIL. Lei 13.146/2015. De 6 de jul de 2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. (LBI) ‎Decreto Legislativo nº 186/2008 · ‎Decreto nº 6949.

_______. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LDBEN).

GLAT, R. & BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Editora 7e Letras, p. 15-35, Rio de Janeiro, 2009.

SANTO, R.C. do E., Autoconhecimento na formação do educador. Editora: Agora. São Paulo. 2007.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

PESQUISA DO INTERESPE