DIÁLOGOS E APROXIMAÇÕES ENTRE DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES E SUSTENTABILIDADE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.
Keywords:
Desenvolvimento Humano. Sustentabilidade. Interdisciplinaridade.Abstract
Refletir sobre desenvolvimento humano de uma forma interdisciplinar nas organizações deve partir do princípio que as pessoas, as próprias instituições e as culturas serão sustentáveis na medida em que promoverem comportamentos e decisões baseadas em valores, princípios, visão compartilhada do todo e busca de novos olhares sobre si e sobre a realidade ao seu redor. Tais reflexões se relacionam com o significado do ser humano e seu propósito de vida que interfere diretamente no meio que vive podendo ou não colaborar com a construção de um modelo empresarial onde metas e estratégias são colocadas em um contexto mais amplo de sentido e valor. Na escolha de novos paradigmas que dialoguem com esse diferente “olhar” para o ser humano no ambiente organizacional e na sua relação com o ambiente em seu entorno, encontra-se a Interdisciplinaridade como caminho de resgate da totalidade do indivíduo e como alternativa para apreensão e investigação da realidade. Este artigo tem como objetivo iniciar uma “Jornada” de aproximações teóricas entre algumas abordagens sobre o Desenvolvimento Humano nas organizações, Sustentabilidade e a Interdisciplinaridade.References
ARRUDA, Marcos. Tornar o real possível: a formação do ser humano integral, economia solidária, desenvolvimento e o futuro do trabalho. Petrópolis, Rj: Vozes, 2006.
ESPÍRITO SANTO, R.C. Pedagogia da transgressão. Campinas: Papirus, 1996
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18º ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
ZOHAR, Danah; MARSHALL, Ian. Capital Espiritual: usando as inteligências racional, emocional e espiritual para realizar transformações pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.
Issue
Section
Art