SEXUALIDADE: um momento de transformação para o cuidado do Ser Integral
Keywords:
Sexualidade. Transcendência. Cuidado Integral.Abstract
este artigo foi inspirado na obra de Ruy Cesar do Espirito Santo sobre os ‘Momentos de Transformação’, na qual são indicados temas para serem trabalhados na Educação. Com a finalidade de se oferecer subsídios para educadores, neste texto são apresentadas algumas considerações sobre a sexualidade. Inicia-se com a definição do conceito, bem como, aborda-se a dimensão psicológica do tema a partir dos autores Freud e Jung. Destaca-se que Jung ampliou a concepção da sexualidade e do erotismo, compreendendo a sexualidade como uma metáfora para a vivência de união, transcendência e plenitude. Assim, pretende-se ampliar a compreensão da sexualidade como um aspecto do cuidado integral, na medida em que inclui as dimensões do físico, emocional, mental e espiritual. Desta forma, para a contribuição na formação de sujeitos íntegros e conectados com a sua essência, sugere-se que educadores acolham, contemplem e conscientizem o desenvolvimento da sexualidade de uma forma integral.References
BEARZOTI, Paulo. Sexualidade: um conceito psicanalítico freudiano. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1994, vol.52, n.1, pp.113-117.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.19 ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2013.
JUNG, Carl Gustav. O Eu e o inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
ESPÍRITO SANTO, C. Ruy. Pedagogia da Transgressão. Campinas: Papirus, 1996.
______. O renascimento do Sagrado na Educação. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2008.
______. A grande Transformação. Curitiba: CRV, 2015.
ROHDEN, Humberto. Novos Rumos para a Educação. São Paulo: Martin Claret, 2005.
Downloads
Published
2017-06-01
Issue
Section
ARTIGOS