RESEARCH REPORT - dec, 2017- spirituality and self-knowledge in interdisciplinary education

Authors

  • Ruy Cezar do Espírito Santo pucsp/interespe
  • Elenice Giosa interespe
  • Herminia Prado Godoy puc/sp/interespe
  • Jaime Paulino interespe/sp
  • Maria Regina Cerávolo interespe
  • Marilice Pereira Ruiz da Amaral Mello pucsp/interespe
  • Simone Moura Andrioli de Castro Andrade pucsp/interespe
  • Suely Aparecida Marqueis pucsp/interespe
  • Telma Maria Beneduzzi pucsp/interespe
  • Telma Teixeira De Oliveira Almeida pucsp/interespe

Keywords:

Spirituality. Self-knowledge. Interdisciplinary education.

Abstract

 this article presents the results of the studies conducted from July 2017 to December 2017 by the members of the Research and Study Group on Interdisciplinarity and Spirituality in Education, as well as the objectives to be achieved on 2018.

 

Author Biographies

Ruy Cezar do Espírito Santo, pucsp/interespe

Professor Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP e professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado (FAP) e professor na UNIMESP, no programa latu-sensu denominado "Docência do Ensino Superior". Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade – INPERESPE, e Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/1998). Mestre em Educação/Currículo pela PUCSP (1991). Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP/1957). 

 

Elenice Giosa, interespe

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - USP. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas - PUC/SP. Graduada em Letras: Tradutor e Intérprete. Docente em curso de graduação. Pesquisadora do GEPI e INTERESPE.

 

Herminia Prado Godoy, puc/sp/interespe

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade – INTERESPE do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. e Integrante do Grupo de Estudos de Hipnose – GEH da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Psicóloga Clínica. Pós-doutora em Interdisciplinaridade pelo GEPI/PUCSP (2011). Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP/2011). Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie/1999). Mestre Reiki e Terapeuta Consciencial.

Jaime Paulino, interespe/sp

 Pós-graduando em Docência no Ensino Superior. Bacharel em Direito - FIG-UNIMESP. Graduado em Instrutor de Educação Física - Escola de Educação Física da Polícia Militar. Coordenador e Docente do curso de Educação Física - FIG-UNIMESP. Estudante Interespe

 

Maria Regina Cerávolo, interespe

Graduada em Educação Artística – FAAP SP – Licenciatura Plena; Mestra em Comunicação e Semiótica – PUC SP; Pós graduada em Arte Terapia – PUC SP; Curso de publicidade - Escola Pan-Americana de Artes. Coordenadora de cursos no campo empresarial, como Comunicação, Oratória e Vendas. Estudante do Interespe.

Marilice Pereira Ruiz da Amaral Mello, pucsp/interespe

Doutora em Educação: Currículo- PUC/SP. Mestre em Gestão e Políticas educacionais- UNIMEP-Piracicaba. Graduação em Pedagogia - UNIMEP- Piracicaba. Professora em cursos de graduação, pós graduação lato sensu e stricto sensu. Orientadora de trabalhos em Educação especial. Pesquisadora do GEPI, GP PAII e INTERESPE.

 

Simone Moura Andrioli de Castro Andrade, pucsp/interespe

[1] Simone Moura Andrioli de Castro Andrade: Doutoranda em Educação: Currículo- PUC/SP. Especializada em bases da Medicina Integrativa pelo Einstein. Possui Certificação Internacional de Coaching Mentoring & Holomentoring pelo instituto Holos. Especialista em psicoterapia de orientação Junguiana coligada às técnicas corporais no Instituto Sedes Sapientes. Graduada em Psicologia - PUC/SP. Desenvolve trabalho como orientadora profissional, em clínica, escolas, com atendimento individual ou em grupo. Psicoterapeuta de jovens, adultos e orientação de pais. Cocriadora do projeto: “Por do INTERESPE. Projeto terapêutico de orientação profissional”. Coordenou o Projeto social Integração Real durante cinco anos. Psicoterapeuta da Regressão pelo CDEC, Terapeuta da Consciência Multidimensional - Centro de Estudos e Pesquisas da Consciência. Pesquisadora do GEPI, Membro da Aliança pela Infância e INTERESPE.

Suely Aparecida Marqueis, pucsp/interespe

 Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Pós-Graduada em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal - Alubrat. Atua como terapeuta há 25 anos utilizando recursos da Abordagem Integrativa Transpessoal. Orientadora profissional formada pela Colméia – Instituição a serviço da juventude, desenvolve trabalho em clinica e escolas. Facilitadora de oficinas e workshops. Cocriadora do “Projeto terapêutico de orientação profissional” da Voccare – Desenvolvimento do Ser Integral. Estudante-Pesquisadora do Grupo de Estudo e pesquisa em Interdisciplinaridade e Espiritualidade da PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). 

Telma Maria Beneduzzi, pucsp/interespe

 Mestre Reiki; Mestre em psicologia (PUC/SP); Especialista em Terapia Regressiva (CDEC/SP), Psicóloga, participante dos grupos de pesquisa sobre interdisciplinaridade, espiritualidade e consciência (GEPI, INTERESPE e GEC).

Telma Teixeira De Oliveira Almeida, pucsp/interespe

Doutora em Educação: Currículo-Interdisciplinaridade - GEPI(Grupo de estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade), PUC/SP, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa INTERESPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação) PUC/SP. Mestre em Educação pela UNIMEP de Piracicaba/SP, Especialista em Docência pela UNIMESP/Guarulhos/SP, Graduada em Educação Física pelo Instituto Gammon Lavras/MG. Coordenadora e Profª do Curso de Pedagogia e Professora da Faculdade de Educação Física da FIG/UNIMESP/Guarulhos/SP. Professora da Pós-Graduação da UNIÍTALO/SP. Autora das obras Jogos e Brincadeiras no Ensino Infantil e Fundamental e Educação Física no Ensino Fundamental com atividades de Inclusão pela Cortez/Editora.

References

BOSING, WALTER. Jérôme Bosch – Entre El ciel et l’enfer. Germany: Taschen, 2000.

BUENDIA, J. ROGELIO. El Prado Basico. Madrid: Silex, Ediciones, 1991.

ESPIG, MARCIA JANETE. Ideologia, mentalidades e imaginário: cruzamentos e aproximações teóricas. Disponível em: HTTP://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/6220. Acesso em 17 set.2017.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Trad. De Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

______ Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. Trad. Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1987.

HUIZINGA, JOHAN. O outono da Idade Média. Trad. Francis Petra Barros. Petrópolis: Nova Fronteira, 1987.

SOARES DE DEUS, PAULO ROBERTO. Paraísos Medievais esboço para uma tipologia dos lugares de recompensa dos justos no final da Idade Média. Disponível em: http://www,revistamirabilia.com/Numeros/Num4/artigos/art11.htm. Acesso em 17set.2017.

ZIERER, ADRIANA. Paraíso versus Inferno: a visão de Tundalo e a Viagem Medieval em busca da Salvação da Alma. Disponível em: http://www.revistamirabilia.com/Numero/Num2/tundalo.html. Acesso em: 17 set 2017

Published

2017-11-30

Issue

Section

PESQUISA DO INTERESPE