O vazio e a fragmentação existencial do aluno

Autores/as

  • Simone Moura Andrioli e Castro Andrade PUCSP- Interespe
  • Ruy Cezar do Espirito Santo PUCSP

Palabras clave:

dimensao simbolica, fragmentacao existencial, interdisciplinaridade e espiritualidade na escola

Resumen

A partir da dimensão simbólica de representações gráficas (desenhos) as crianças parecem expressar simbolicamente um sentimento de ‘vazio’, tristeza ou fragmentação existencial existente no processo educacional. A  realidade da prática da escola fundamental tem se tornado uma realidade fragmentada, tanto em sua proposta quanto em sua ação.


Biografía del autor/a

Simone Moura Andrioli e Castro Andrade, PUCSP- Interespe

Simone Moura Andrioli De Castro Andrade: Doutoranda em Educação: Currículo- PUC/SP. Especializada em bases da Medicina Integrativa pelo Einstein. Possui Certificação Internacional de Coaching Mentoring & Holomentoring pelo instituto Holos. Especialista em psicoterapia de orientação Junguiana coligada às técnicas corporais no Instituto Sedes Sapientes. Graduada em Psicologia - PUC/SP. Desenvolve trabalho como orientadora profissional, em clínica, escolas, com atendimento individual ou em grupo. Psicoterapeuta de jovens, adultos e orientação de pais. Cocriadora do projeto: “Projeto terapêutico de orientação profissional”. Coordenou o Projeto social Integração Real durante cinco anos. Psicoterapeuta da Regressão pelo CDEC, Terapeuta da Consciência Multidimensional - Centro de Estudos e Pesquisas da Consciência. Pesquisadora do GEPI, Membro da Aliança pela Infância e INTERESPE. Contato: simone50@terra.com.br

Ruy Cezar do Espirito Santo, PUCSP

Ruy Cezar do Espírito Santo - Professor Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP e professor na UNIMESP, no programa latu-sensu denominado: Docência do Ensino Superior. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade – INPERESPE, e Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/1998). Mestre em Educação/Currículo pela PUCSP (1991). Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP/1957).  CV: http://lattes.cnpq.br/7857468452892458; E-mail: ruycezar@terra.com.br

Citas

ANDRADE, Simone. Autoconhecimento e pedagogia simbólica: uma trilha interdisciplinar transformadora na educação Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Educação Currículo, sob a orientação da profa. Dra. Ivani Fazenda, PUCSP, 2011.

Publicado

2016-06-02

Número

Sección

Art Ger