NOVOS PARADIGMAS PARA A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Ana Lúcia Machado Interespe-PUCSP

Palabras clave:

Educar. Ser humano integral. Autoconhecimento. Autoeducação. Arte.

Resumen

este artigo apresenta o significado da palavra educar e a visão ampliada do ser humano, como ponto de partida para o exercício da docência. Traz também a importância do autoconhecimento e autoeducação para o educador e apresenta a arte como um caminho de reencantamento da educação.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Machado, Interespe-PUCSP

Pós-graduando em Deficiência Intelectual pelo Instituto APAE de São Paulo/Unifenas. Pós-Graduada em Transdisciplinariedade em Educação, Saúde, Liderança e Cultura de Paz pela UNIPAZ, com curso em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de professores Waldorf de São Paulo. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Autora do livro  Clarear – a pedagogia Waldorf em debate e da plataforma Educando Tudo Muda ,coordenadora do projeto Playoutside - alegria de brincar na natureza. Membro da Aliança pela Infância, Rede Nacional Primeira Infância. Site: www.educandotudomuda.com.br  Contato: analucianaturalarte@yahoo.com.br

Citas

ESPÍRITO SANTO, C. Ruy. O renascimento do Sagrado na Educação. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2008.

______. A grande Transformação. Curitiba: CRV, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. SP: Paz e Terra, 2000.

PESTALOZZI, J. H. Écrits sur la méthode. Vl. III. Le Mont Sur Lausanne: Ed. Loisirs et Pédagogie, 2009.

PLUTARCHUS, M. Lucius. Sur l’éducation des enfants. Tome, I, Oeuvres Morales. Paris: Lefreuvre Éditions, 1844.

ROHDEN, Humberto. Novos Rumos para a Educação. São Paulo: Martin Claret, 2005.

STEINER, Rudolf. A Arte da Educação I. SP.: Antroposófica, 1995.

______. A prática pedagógica. SP: Antroposófica, 2013.

Publicado

2017-06-01

Número

Sección

ARTIGOS