Análise da relação entre o tempo de realização do Timed Get Up and Go e episódios de quedas recorrentes relatadas pelos pacientes idosos inseridos em serviço ambulatorial

Autores

  • Alexandre Prieto Valente
  • Caio Vinícius Villalón e Tramont
  • Kênia Maynard Silva
  • Luciana Branco da Motta
  • Célia Pereira Caldas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i3p165-179

Palavras-chave:

Quedas recorrentes, Timed Get Up and Go, Idosos.

Resumo

As quedas adquirem maior relevância com o aumento da população idosa em termos de saúde pública e de aspectos socioeconômicos. As médias do tempo de realização do Timed Get Up and Go (TGUG) em pacientes idosos ambulatoriais com relato de quedas acidentais e recorrentes foram comparadas neste estudo de corte longitudinal retrospectivo. Observa-se que o tempo de realização do TGUG, em média, foi significativamente maior nos idosos com relato de quedas recorrentes.

Biografia do Autor

Alexandre Prieto Valente

Residente do Programa de Residência em Fisioterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Especialização em Fisioterapia Geriátrica.

Caio Vinícius Villalón e Tramont

Fisioterapeuta da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ). Mestre em Ciências (UERJ).

Kênia Maynard Silva

Fisioterapeuta do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Mestra em Ciências Sociais Aplicadas pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU).

Luciana Branco da Motta

Médica Geriatra, Diretora do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI) da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) – UERJ. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ).

Célia Pereira Caldas

Enfermeira, Vice-Diretora da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ), Pós-doutorado em Gerontologia pela Universidade de Jönköping, Suécia.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Valente, A. P., Tramont, C. V. V. e, Silva, K. M., Motta, L. B. da, & Caldas, C. P. (2012). Análise da relação entre o tempo de realização do Timed Get Up and Go e episódios de quedas recorrentes relatadas pelos pacientes idosos inseridos em serviço ambulatorial. Revista Kairós-Gerontologia, 14(3), 165–179. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i3p165-179

Edição

Seção

Artigos