A noção de Cultura

Autores

  • Maria Helena Villas Bôas Concone

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i3p51-66

Palavras-chave:

Cultura, Simbolização, Sociocultural, Biocultural, Aprendizado, Mudança

Resumo

Este artigo apresenta o conceito de cultura, especialmente mas não exclusivamente, para alunos de um Programa de Mestrado Interdisciplinar. A intenção é de familiarizar os interessados com um conceito básico da Antropologia que permita uma visão integradora do Humano. Dada a possibilidade da formação dos eventuais leitores ser bastante variada, algumas questões foram enfatizadas: a relação entre as dimensões biológica e cultural, as definições possíveis, a relação entre sociedade e cultura, simbolização, aprendizagem e mudança. O texto se move entre a necessidade de apresentar algumas questões-chave de maneira concisa e a exigência de evitar o excesso de simplificação. Sendo assim, este artigo é um passo inicial para o adensamento posterior do conceito e para a construção de um vocabulário comum.

Biografia do Autor

Maria Helena Villas Bôas Concone

Antropóloga, Titular do Departamento de Antropologia/PUC-SP. Docente e Orientadora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/São Paulo (SP), Brasil).

Downloads

Como Citar

Concone, M. H. V. B. (2012). A noção de Cultura. Revista Kairós-Gerontologia, 14(3), 51–66. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i3p51-66

Edição

Seção

Artigos