As características do cuidar em gerontologia na ótica da equipe multiprofissional do Centro de Referência à Assistência Social do Idoso (CRASI) do município de Montes Claros (MG), Brasil

Autores

  • Frederico Marques Andrade
  • Tereza Cristina Silva Bretas
  • Simone Guimarães Teixeira Souto
  • Mirian Alves Faustino Mendes
  • João Marcus Oliveira Andrade
  • Clara de Cássia Versiani

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i4p53-71

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Atendimento em saúde, Avaliação multidimensional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a visão de uma equipe de saúde sobre o cuidado ao idoso. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa conduzido com profissionais de saúde de um centro de referência em atenção ao idoso no município de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo as falas analisadas por meio da análise de conteúdo do tipo temática. Os resultados revelaram que os profissionais atribuem grande importância ao cuidado multiprofissional ao idoso, além de reconhecerem a necessidade do apoio familiar para a melhoria das condições de saúde dos idosos. Concluiu-se que o processo de envelhecimento é encarado como um processo natural e que a participação da família é de importância fundamental para a qualidade do cuidado.

Biografia do Autor

Frederico Marques Andrade

Enfermeiro. Especialista em Gestão Hospitalar. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Faculdades Santo Agostinho(Montes Claros, MG) e Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). 

Tereza Cristina Silva Bretas

Enfermeira. Especialista em Acupuntura. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Simone Guimarães Teixeira Souto

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Mirian Alves Faustino Mendes

Enfermeira. Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

João Marcus Oliveira Andrade

Enfermeiro. Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Docente do curso de Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho (Montes Claros, MG).

Clara de Cássia Versiani

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Downloads

Como Citar

Andrade, F. M., Bretas, T. C. S., Souto, S. G. T., Mendes, M. A. F., Andrade, J. M. O., & Versiani, C. de C. (2012). As características do cuidar em gerontologia na ótica da equipe multiprofissional do Centro de Referência à Assistência Social do Idoso (CRASI) do município de Montes Claros (MG), Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 14(4), 53–71. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i4p53-71

Edição

Seção

Artigos