Representações sociais do envelhecimento saudável por homens idosos

Autores

  • Ludgleydson Fernandes de Araújo
  • Edna de Brito Amaral
  • Elba Celestina do Nascimento Sá
  • Maria da Penha Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i4p135-151

Palavras-chave:

Representações sociais, Envelhecimento saudável, Idoso

Resumo

O presente trabalho objetivou compreender as representações sociais do envelhecimento saudável entre homens idosos na cidade de Parnaíba (PI). A amostra foi aleatória, intencional e acidental, composta por 50 idosos (M=72 anos). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista estruturada. A análise dos dados ocorreu por meio do software Alceste. As representações dos idosos estenderam para além de uma concepção organicista, perfazendo aspectos afetivos, interacionais e políticos.

Biografia do Autor

Ludgleydson Fernandes de Araújo

Psicólogo, Doutorando em Psicologia e Saúde pela Universidad de Granada, Espanha. Mestre em Psicologia Social. Especialista em Gerontologia pela UFPB, Professor Assistente III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí –UFPI (Campus Ministro Reis Velloso – Parnaíba (PI).

Edna de Brito Amaral

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí –UFPI (Campus Ministro Reis Velloso – Parnaíba (PI).

Elba Celestina do Nascimento Sá

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí –UFPI (Campus Ministro Reis Velloso – Parnaíba (PI).

Maria da Penha Coutinho

Professora com Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Aberta de Lisboa-Portugal/ Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Aspectos Psicossociais de Prevenção e Saúde Coletiva – UFPB.

Downloads

Como Citar

Araújo, L. F. de, Amaral, E. de B., Sá, E. C. do N., & Coutinho, M. da P. (2012). Representações sociais do envelhecimento saudável por homens idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 14(4), 135–151. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i4p135-151

Edição

Seção

Artigos