Adaptação e validação da ASKAS – Aging Sexual Knowledge and Attitudes Scale em idosos brasileiros

Autores

  • Helena Brandão Viana Faculdade Adventista de Hortolândia
  • Vera Aparecida Madruga UNICAMP
  • Edinêis de Brito Guirardello UNICAMP
  • Dirceu da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i4p99-125

Palavras-chave:

Idosos, Sexualidade, Tradução e interpretação, Validação, Análise Fatorial

Resumo

Neste trabalho abordamos a temática da sexualidade no envelhecimento. O objetivo da pesquisa foi realizar a adaptação cultural de uma escala norte-americana (ASKAS -Aging sexual knowledge and attitudes scale), que avalia o conhecimento e atitude das pessoas em relação à sexualidade do idoso. Para isso, foram utilizadas as Recomendações do Instituto para Trabalho e Saúde de Toronto (Canadá). Espera-se que essa pesquisa venha facilitar futuros estudos sobre sexualidade no envelhecimento, ampliando, assim, o conhecimento produzido no Brasil sobre essa temática.

Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Faculdade Adventista de Hortolândia

Docente na Faculdade Adventista de Hortolândia (SP). Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia (SP). Coordenadora do Projeto FELIZ IDADE - atividade física com idosos. Coordenadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade. Ph.D in Quality of Life, Adaptation and Health. Doutora em Qualidade de Vida, Adaptação e Saúde-Physical Education Course – UNICAMP. Graduação e Mestrado em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isto validou e adaptou culturalmente a Escala Askas, para utilização na cultura brasileira. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0493494212541998. / http://www.esperanca.com.br/

Vera Aparecida Madruga, UNICAMP

Doutora em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (1999); Mestrado em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (1993); Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982); Atualmente é Assessora do Vice Reitor e Coordenador Geral da Unicamp; Coordenadora Executiva da Unicamp de Portas Abertas/UPA; Professora Doutora do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas; Orienta pesquisas no Laboratório de Fisiologia do Exercício (FISEX), atuando principalmente nos seguintes temas: processo de envelhecimento e menopausa, treinamento físico aeróbio, treinamento com pesos, treinamento concorrente e qualidade de vida.

Edinêis de Brito Guirardello, UNICAMP

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (1983), Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica - University of Wisconsin - Madison - WI, Estados Unidos (1993) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado MS-5 da Universidade Estadual de Campinas. É membro da 'Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing". Membro da Rede Internacional de Enfermagem e Segurança do Paciente (RIENSP). Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAESNP) e Coordenadora da REBRAENSP - Pólo Campinas, desde outubro de 2008. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, FCM-Unicamp.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente da prática profissional do enfermeiro, carga de trabalho de enfermagem, demandas de atenção, gerenciamento da assistência de enfermagem, satisfação do paciente e tradução e validação de instrumentos de medida.

Dirceu da Silva

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC.

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

Viana, H. B., Madruga, V. A., Guirardello, E. de B., & Silva, D. da. (2013). Adaptação e validação da ASKAS – Aging Sexual Knowledge and Attitudes Scale em idosos brasileiros. Revista Kairós-Gerontologia, 15(4), 99–125. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i4p99-125

Edição

Seção

Artigos