Versão Portuguesa da Escala Breve de Redes Sociais de Lubben (LSNS-6)

Autores

  • Oscar Ribeiro
  • Laetitia Teixeira
  • Natália Duarte
  • Maria João Azevedo
  • Lia Araújo
  • Susana Barbosa
  • Constança Paúl

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial11p217-234

Palavras-chave:

LSNS-6, Rede social, Idosos.

Resumo

A avaliação das redes sociais na investigação e prática gerontológica requer o uso de instrumentos válidos e eficazes que sejam simples, concisos e de fácil aplicação na população idosa. A Escala de Redes Sociais de Lubben (LSNS) é um dos instrumentos mais utilizados para avaliar a integração social e o risco de isolamento social em idosos residentes na comunidade. Este artigo debruça-se sobre a tradução e validação da versão abreviada da escala (LSNS-6) para o Português Europeu e expõe as suas principais características psicométricas.

Biografia do Autor

Oscar Ribeiro

Doutor em Ciências Biomédicas. Psicólogo. Professor adjunto convidado na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e professor auxiliar no ISSSP. Membro investigador na Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai/ICBAS-UP).

Laetitia Teixeira

Mestre em Estatística Aplicada e Modelação. Aluna do programa doutoral em Matemática Aplicada na Universidade do Porto. Bolseira de investigação na Unidade de Investigação sobre Adultos e Idosos (UnIFai/ICBAS-UP).

Natália Duarte

Mestre em Atividade Física para a Terceira Idade. Bolseira de Investigação na Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai/ICBAS-UP).

Maria João Azevedo

Bolseira de Doutoramento no programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (PDGG – UP e UA). Colaboradora na Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai/ICBAS-UP).

Lia Araújo

Mestre em Gerontologia pela Universidade. Aluna do Doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; assistente convidada na Escola Superior de Educação de Viseu e colaboradora na Unidade de Investigação e Formação sobre adultos e idosos (UNIFAI).

Susana Barbosa

Licenciada em Psicologia. Aluna do Mestrado de Psicologia do Idoso na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto. Colaboradora na Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai/ICBAS-UP).

Constança Paúl

Professora Catedrática de Psicologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, coordenadora da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai/ICBAS-UP) e diretora do Programa Doutoral de Gerontologia e Geriatria (PDGG – UP e UA).

Downloads

Publicado

2012-02-02

Como Citar

Ribeiro, O., Teixeira, L., Duarte, N., Azevedo, M. J., Araújo, L., Barbosa, S., & Paúl, C. (2012). Versão Portuguesa da Escala Breve de Redes Sociais de Lubben (LSNS-6). Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial11), 217–234. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial11p217-234