O impacto da participação em Universidade Aberta à Terceira Idade no desempenho cognitivo

Autores

  • Priscilla Tiemi Kissaki
  • Thaís Bento Lima-Silva
  • Tiago Nascimento Ordonez
  • Ruth Caldeira de Melo
  • Samila Sathler Tavares Batistoni
  • Marisa Acciolly Domingues
  • Andrea Lopes
  • Mônica Sanches Yassuda
  • Meire Cachioni

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p71-87

Palavras-chave:

Envelhecimento, Cognição, Idoso, Universidade Aberta à Terceira Idade

Resumo

Este estudo investigou se a participação de idosos em uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) pode contribuir para a manutenção do desempenho cognitivo. Foram entrevistados 180 idosos no início do primeiro ou do segundo semestres de 2010 e após seis meses de participação. Foram utilizadas questões sociodemográficas, a Escala de Depressão Geriátrica, o Mini-Exame do Estado Mental, a Fluência Verbal categoria animais, o Short Cognitive Test e o tempo de participação na UnATI EACH-USP. Os resultados do pré-teste confirmaram dados prévios sobre o impacto da escolaridade, idade e renda no desempenho cognitivo. Os dados de evolução indicaram que os idosos apresentaram melhor desempenho em tarefa de memória episódica no pós-teste. Os dados sugerem que a participação na UNATI pode favorecer a manutenção das habilidades cognitivas.

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Como Citar

Kissaki, P. T., Lima-Silva, T. B., Ordonez, T. N., Melo, R. C. de, Batistoni, S. S. T., Domingues, M. A., Lopes, A., Yassuda, M. S., & Cachioni, M. (2013). O impacto da participação em Universidade Aberta à Terceira Idade no desempenho cognitivo. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial14), 71–87. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p71-87