Atuação do gerontólogo em atividades no Programa de Universidade Aberta à Terceira Idade

Autores

  • Thais Bento Lima-Silva
  • Evany Bettine de Almeida
  • Henrique Salmazo-Silva
  • Eduardo Moreira de Oliveira
  • Thabata Cruz de Barros
  • Gabriela de Carvalho
  • Tiago Nascimento Ordonez

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p277-292

Palavras-chave:

Gerontologia educacional, Gerontólogo, Promoção de saúde

Resumo

Esse estudo teve como objetivo apresentar as possibilidades de atuação do Bacharel em Gerontologia - Gerontólogo, nas atividades de educação permanente por meio da Gerontologia educacional. Foi conduzida revisão bibliográfica não sistemática da literatura. A revisão indicou que o cenário de atuação do Gerontólogo nas Universidades Abertas à Terceira Idade envolve desde a criação, supervisão, planejamento e condução de programas para promoção da saúde, até a avaliação das atividades, com a finalidade de assegurar que elas preparem as pessoas para seu próprio envelhecimento e para a aposentadoria, com metodologia apropriada ao contexto cultural e econômico do públicoalvo, incentivando o seu empoderamento e a sua participação social. A atuação nas UnATI solicita um olhar para a Gerontologia Educacional, que vem ajudar a construir a velhice, oferecendo ao idoso a oportunidade de mudar o rumo de sua vida e redirecionar suas ações com liberdade de escolha.

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Como Citar

Lima-Silva, T. B., Almeida, E. B. de, Salmazo-Silva, H., Oliveira, E. M. de, Barros, T. C. de, Carvalho, G. de, & Ordonez, T. N. (2013). Atuação do gerontólogo em atividades no Programa de Universidade Aberta à Terceira Idade. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial14), 277–292. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p277-292