Livros infantis e envelhecimento: indicações para novos parâmetros e práticas pedagógicas nas escolas

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Isabella Bastos de Quadros

Resumo


A questão geradora da pesquisa sobre o lugar das pessoas idosas na família e na sociedade instigou a análise de livros de histórias infantis, com objetivo de discutir como conteúdos da literatura infantil abordam a realidade do envelhecimento, tendo em vista a implementação de projetos pedagógicos inovadores nas escolas sob uma perspectiva interdisciplinar à luz das áreas da Gerontologia Social, Educação e Linguística. A metodologia utilizada centrou-se em análise de conteúdo de dez livros infantis, considerando título/autor, capa e sinopse; pretendeu-se verificar de que modo tais aspectos, ao serem determinantes ao manuseio e leitura dos livros por adultos e crianças, se escritos sob à luz de uma concepção realista e atual, podem direcionar uma compreensão adequada do processo de envelhecimento. As entrevistas realizadas junto à Coordenadora da Escola Viva, localizada na cidade de São Paulo (SP), Brasil, complementaram a pesquisa, viabilizando as análises dos dados coletados e a composição dos seguintes resultados: (i) caracterização dos discursos sobre o envelhecimento contidos nos espaços aqui analisados dos livros de histórias infantis, suas implicações e decorrências, identificando também o que eles deixam de dizer, e como podem ser mais produtivos os diálogos entre alunos e professores, considerando a importância da relação criança-idoso; (ii) identificação do potencial de problematização expresso nos textos analisados quanto a valores como o respeito, a dignidade, e a valorização do outro, nas relações cotidianas intergeracionais em família e em sociedade; (iii) contribuição para repensar a concepção de educação sobre o envelhecimento e para o conjunto de teorizações que viabilizem compor um novo ideário em favor de um convívio humano afetivo e solidário na família, na sociedade, o que poderá ser incrementado por práticas educacionais que respondam a esses desafios.

Palavras-chave


Livros infantis; Leitura; Envelhecimento; Velhice; Relações intergeracionais

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DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i4p217-244

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