Psicoeducação para idosos hipertensos: exemplo de metodologia aplicada

Autores

  • Thaís Bento Lima-Silva
  • Mônica Sanches Yassuda

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial13p373-392

Palavras-chave:

Idosos, Hipertensão, Educação, Cognição

Resumo

Pretendeu-se testar a eficácia de intervenção de oito sessões sobre conhecimentos e atitudes a respeito da hipertensão arterial. Participaram 64 idosos que se declararam como hipertensos; 35 participaram do grupo experimental (GE) e 29 do grupo controle (GC). Participantes do GC receberam treino após o pós-teste. O protocolo utilizado conteve questionários que incluíram dados sociodemográficos e clínicos, medidas de pressão arterial, Questionário de Conhecimento sobre a Hipertensão (QCH), e um questionário sobre atitudes, e conscientização, a respeito de medicamentos anti-hipertensivos. O GE apresentou maior conhecimento acerca da hipertensão, atitudes mais positivas e melhor conscientização em relação ao uso dos fármacos anti-hipertensivos, quando comparado ao GC após a intervenção. Não houve diferença quanto aos valores de PA após a intervenção. Documentou-se a aplicabilidade da psicoeducação aliada ao treino cognitivo para contribuir com o manejo de condições crônicas de saúde em idosos.

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Como Citar

Lima-Silva, T. B., & Yassuda, M. S. (2013). Psicoeducação para idosos hipertensos: exemplo de metodologia aplicada. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial13), 373–392. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial13p373-392