Dia dos Avós: atividades socioeducativas e intergeracionais bem-sucedidas

Autores

  • Flávia Renata Fratezi
  • Thaís Bento Lima da Silva
  • Glenda Dias dos Santos
  • André de Jesus Lima
  • Fernanda Acquati
  • Gabriela da Silva Neves
  • Simone Regina Rodrigues Jorge
  • Rosa Yuka Sato Chubaci
  • Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez
  • Henrique Salmazo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial13p393-405

Palavras-chave:

Idosos, Intergeracionalidade, Educação, Gerontologia

Resumo

O Dia da Avó é comemorado em 26 de julho, uma data estratégica para estimular a interação social entre diferentes gerações e reflexões acerca do envelhecimento humano e da velhice. Em face dos potenciais benefícios das intervenções intergeracionais e socioeducativas, o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre as atividades realizadas durante um evento no Dia da Avó. Esse evento ocorreu em um parque público do município de São Paulo no ano de 2009 e contou com a participação de 350 idosos e 60 crianças. Durante as intervenções houve a divulgação de informações sobre como tornar o envelhecimento um processo orientado e bem assistido, o que favoreceu a reflexão de estratégias pessoais, sociais e coletivas para a participação social e a promoção da saúde ao longo do curso de vida, integrando diferentes gerações. Uma sociedade preparada para a temática da velhice e dos temas associados ao ciclo vital humano inicia a discussão desses temas nas comunidades, perpetuando a reflexão de maneira coletiva e com a participação de variados atores sociais. O bacharel em gerontologia, novo profissional na área do envelhecimento no Brasil, têm competências para favorecer, promover e integrar intervenções intergeracionais e socioeducativas que visam ao envelhecimento ativo.

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Como Citar

Fratezi, F. R., Lima da Silva, T. B., Santos, G. D. dos, Lima, A. de J., Acquati, F., Neves, G. da S., Jorge, S. R. R., Chubaci, R. Y. S., Gutierrez, B. A. O., & Silva, H. S. da. (2013). Dia dos Avós: atividades socioeducativas e intergeracionais bem-sucedidas. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial13), 393–405. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial13p393-405