Gerontologia: práticas, conhecimentos e o nascimento de um novo campo profissional

Evany Bettine de Almeida, Thaís Bento Lima-Silva, Milena Yuri Suzuki, Denise Martins, Tiago Nascimento Ordonez, Henrique Salmazo da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir a Gerontologia como um campo de práticas, conhecimentos, e apresentar reflexões iniciais a respeito da criação de um novo campo profissional, descrevendo as primeiras experiências de atuação do gerontólogo bacharel em Gerontologia. Parte da discussão é baseada nas reflexões do grupo de estudos da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), com o objetivo de avaliar o cenário de atuação do gerontólogo e sistematizar as principais habilidades aplicadas no contexto da sua profissionalização. A atuação do bacharel em Gerontologia é um processo em construção e que pode ser observado no Brasil, Portugal, Canadá, Estados Unidos e nos países da América Latina. Esse profissional possui a importante missão de fortalecer a Gerontologia brasileira e amadurecer o contexto de práticas e conhecimentos no campo do envelhecimento.

Palavras-chave


Gerontologia; Profissão; Idoso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial13p489-501

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.