Sexuality and HIV/AIDS in Third Age
Sexualidade e HIV/AIDS na Terceira Idade

Suzana Carielo da Fonseca, Alessandra Thomazini, Alexandre Rosafa Gavioli, Fabiana J. Mariza Martos, Ilvana Severo Alves, Juliana Rocha Barroso, Roberto Galassi Amaral, Silvana Aparecida Baroni Goulart

Resumo


Este trabalho tem como objetivo encaminhar uma reflexão que envolve a articulação entre velhice e sexualidade. Esse tema foi motivado pela constatação, através de dados epidemiológicos, de que o Brasil assiste, atualmente, a um crescente aumento de novos casos de AIDS no grupo etário com idade superior a 60 anos. Se, de um lado, esse dado serve para desconstruir o imaginário (estigmatizado) de que “velho não faz sexo”, de outro, ele indica que é preciso problematizar as razões que respondem por esse estado de coisas. Por isso, procurou-se abordar “sexualidade”, “terceira idade” e “HIV/AIDS” como conceitos para, então, explorar de que modo sua associação permite ler a realidade antes referida. Ao final, há uma discussão sobre como, no Brasil, o Estado e as organizações não governamentais estão enfrentando o problema da saúde do idoso para, mais especificamente, deixar ver o sistema de proteção social disponível para o enfrentamento da AIDS neste segmento populacional.

Palavras-chave


Terceira Idade; AIDS; Sexualidade; Gestão social da velhice; Envelhecimento Populacional; Velhice

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16iEspecial15p185-205

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.