As motivações para o autocuidado dos docentes de uma universidade pública: um enfoque da Fenomenologia Social

Autores

  • Rosa Yuka Sato Chubaci Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.
  • Iris Maria Fraga Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i1p167-190

Palavras-chave:

Autocuidado, Envelhecimento Masculino, Fenomenologia.

Resumo

O estudo foi realizado com 25 homens na faixa etária entre 40 e 60 anos, que exercem a atividade de docência em uma universidade pública no município de São Paulo. Objetivamos mensurar a capacidade de autocuidado dos participantes e, para tanto, utilizamos a Escala para Avaliar as Capacidades de Autocuidado. Na etapa qualitativa utilizamos o referencial da Fenomenologia Social de Schütz e objetivamos conhecer os motivos que levam ou não os homens do estudo à prática do autocuidado.

Biografia do Autor

Rosa Yuka Sato Chubaci, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.

Curso de Bacharelado em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.

Iris Maria Fraga, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.

Curso de Bacharelado em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo. Av. Arlindo Béttio 1000, Ermelino Matarazzo. São Paulo (SP).

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Publicado

2013-03-01

Como Citar

Chubaci, R. Y. S., & Fraga, I. M. (2013). As motivações para o autocuidado dos docentes de uma universidade pública: um enfoque da Fenomenologia Social. Revista Kairós-Gerontologia, 16(1), 167–190. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i1p167-190

Edição

Seção

Artigos