O Idoso residente em ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso) e o que isso representa para o sujeito idoso

Autores

  • Maria Carla Nunes de Souza Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Elizabeth Frohlich Mercadante Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i1p209-222

Palavras-chave:

Velhice, Instituição de Longa Permanência, Moradia do idoso.

Resumo

Existem termos bem conhecidos para definir o tipo de residência para uma pessoa idosa, dentre eles, Asilo, Casa de Repouso, Abrigo, Instituição de Longa Permanência. Atualmente o termo mais utilizado é ILPI - Instituição de Longa Permanência do Idoso. Este último utilizado não como simples sinônimo de Asilo, mas é termo que implica uma nova organização e gestão de moradia para idosos. Este artigo tem como proposta discutir a velhice abrigada em moradia coletiva, fundamentalmente a do idoso residente em ILPI, e o que representa para esse sujeito o fato de residir nesse tipo de instituição. Para entender o morar do idoso em uma ILPI, buscamos primeiramente entender questões relacionadas à velhice em suas formas mais diversas, como por exemplo, o significado de ser velho em nossa sociedade, ligado a uma construção sociocultural, o corpo como revelador da velhice, e a memória como sustentadora da identidade. Para entender uma ILPI, pesquisamos um pouco sobre a história desse tipo de instituição, de como atualmente ela é interpretada pelas Ciências Sociais e pela Gerontologia, enfatizando seu cotidiano e buscando compreender novas formas de organizações para o morar do idoso.

Biografia do Autor

Maria Carla Nunes de Souza Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mestra em Gerontologia, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/PUC-SP.

Elizabeth Frohlich Mercadante, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pesquisadora e Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/PUC-SP e do Curso de Ciências Sociais. É Editora Científica da Revista Kairós Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. Atua principalmente nos seguintes temas: velhice, terceira idade, memória coletiva e identidade social.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Como Citar

Costa, M. C. N. de S., & Mercadante, E. F. (2013). O Idoso residente em ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso) e o que isso representa para o sujeito idoso. Revista Kairós-Gerontologia, 16(1), 209–222. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i1p209-222

Edição

Seção

Artigos