Obstáculos no cuidado às pessoas idosas hospitalizadas: percepções de enfermeiros(as)

Autores

  • João Tavares Universidade de Aveiro e Universidade do Porto.
  • Alcione Leite da Silva Universidade de Aveiro. Aveiro (Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p21-39

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Pessoa idosa, Obstáculos, Hospital.

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem quanti-qualitativa, que objetivou conhecer as percepções de enfermeiros(as) acerca do cuidado às pessoas idosas hospitalizadas e dos obstáculos enfrentados para desenvolver um cuidado de boa qualidade. Foi administrado um questionário a 1.068 enfermeiros(as), com a inclusão de uma pergunta aberta. Os principais resultados sugerem que o cuidado às pessoas idosas é experienciado negativamente. Os principais obstáculos reportados foram: a falta de apoio familiar, a descontinuidade do cuidado e a escassez de tempo para o cuidado.

 

Biografia do Autor

João Tavares, Universidade de Aveiro e Universidade do Porto.

Enfermeiro. Mestre em Gerontologia, Doutorando no Programa de Doutorado em Gerontologia e Geriatria, ministrado numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto. Enfermeiro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Portugal).

 

Alcione Leite da Silva, Universidade de Aveiro. Aveiro (Portugal).

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Associada convidada do Departamento de Ciências da Saúde, da Universidade de Aveiro. Aveiro (Portugal).

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Tavares, J., & Silva, A. L. da. (2013). Obstáculos no cuidado às pessoas idosas hospitalizadas: percepções de enfermeiros(as). Revista Kairós-Gerontologia, 16(2), 21–39. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p21-39

Edição

Seção

Artigos