Educação Profissional Cidadã: ampliando a concepção dos cuidadores(as) de idosos(as) acerca do processo de envelhecimento para além das práticas de cuidado

Lorena Saraiva de Alencar, Joseana Maria Saraiva, Juliana Saraiva de Alencar

Resumo


Cuidar de pessoas idosas é uma atividade complexa, envolvendo não apenas conhecimentos teórico-práticos, mas também os ligados às dimensões éticas, psicológicas e socioculturais. O objetivo desse trabalho é destacar alguns aspectos mais relevantes do perfil do(a) Cuidador(a) de pessoas idosas e problematizar o trabalho realizado por este profissional, ampliando o valor de suas práticas, tendo como ponto de partida os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Melhoria da Qualidade do Trabalho realizado pelo(a) Cuidador(a) de Idosos(as) da Cidade de Juazeiro e do Crato, no Ceará”, Brasil.

 


Palavras-chave


Perfil do(a) Cuidador(a); Qualificação; Prática de Cuidados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p103-116

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.