Dependência nicotínica e razões para fumar em idosos institucionalizados

Autores

  • Tarsila Fagury Videira Secco Escola Superior da Amazônia.
  • Lucy Gomes Vianna Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Otávio de Toledo Nóbrega Universidade de Brasília (UnB).
  • Altair Macedo Lahud Loureiro Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Renato da Costa Teixeira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p239-250

Palavras-chave:

Idoso, Institucionalização de Longa Permanência de Idosos, Tabagismo.

Resumo

Objetivou-se verificar a dependência nicotínica e as razões para fumar em indivíduos idosos fumantes institucionalizados. Investigada a correlação entre o grau de dependência nicotínica e os aspectos motivadores da adição tabágica em indivíduos idosos institucionalizados. Foram estudados tabagistas com 60 anos ou mais de idade, internados em instituição de longa permanência no Distrito Federal. Estes indivíduos responderam às questões dos seguintes instrumentos: mini-exame do estado mental, questionário de tolerância nicotínica de Fagerström e escala razão para fumar modificada. De 61 idosos institucionalizados, 20 eram fumantes (32,8%), sendo 4 mulheres e 16 homens, com idade variando de 60 a 89 anos. Com relação à distribuição da dependência nicotínica, notou-se predomínio da categoria grave (80,0%), havendo 10% na categoria leve e 10% na moderada. Entre os motivos para fumar, houve predomínio dos componentes prazer (4,4±0,7) e redução da tensão-relaxamento (4,4±0,8). A correlação entre dependência nicotínica e motivos para fumar mostrou-se significativa para os componentes hábito/ automatismo (p=0,0165) e manuseio (p=0,0079). Constatou-se que a maioria dos idosos tabagistas institucionalizados classificaram-se como dependentes graves à nicotina, sendo que os principais motivos para o fumo foram o prazer em fumar e a redução da tensão-relaxamento.

Biografia do Autor

Tarsila Fagury Videira Secco, Escola Superior da Amazônia.

Escola Superior da Amazônia. Mestrado em Gerontologia (UCB). Docente do curso de Fisioterapia da Escola Superior da Amazônia.

 

Lucy Gomes Vianna, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Professora do Programa Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora do curso de Graduação em Medicina (UCB). Professora Titular da Universidade de Brasília (UnB) (aposentada).

 

Otávio de Toledo Nóbrega, Universidade de Brasília (UnB).

Biológo. Doutorado em Patologia Molecular (UnB). Ex-docente do Programa Stricto Sensu em Gerontologia (UCB).

 

Altair Macedo Lahud Loureiro, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Doutorado em Educação. Professora do Programa Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Professora aposentada da Universidade de Brasília (DF).

 

Renato da Costa Teixeira, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação (PUC- RJ)

 

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Secco, T. F. V., Vianna, L. G., Nóbrega, O. de T., Loureiro, A. M. L., & Teixeira, R. da C. (2013). Dependência nicotínica e razões para fumar em idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 16(2), 239–250. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p239-250

Edição

Seção

Artigos