O impacto do uso de prótese dentária na qualidade de vida de adultos e idosos

Autores

  • Maira Rozenfeld Olchik Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Annelise Ayres Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Monia Presotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Rute Lopes Baltezan Hospital Cristo Redentor
  • Andréa Kruger Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p107-121

Palavras-chave:

Prótese dentária, Qualidade de vida, Idoso.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o impacto do uso de prótese dentária na qualidade de vida de idosos. Aplicou-se anamnese, avaliação da qualidade através da Escala de Qualidade de Vida WHOQOL-Bref e avaliação de motricidade orofacial. Na amostra estudada foi encontrada diferença na qualidade de vida quando relacionada ao uso de prótese dentária no domínio referente às relações sociais. Nos demais domínios, não foi encontrada encontrou diferença, na comparação com a literatura.

Biografia do Autor

Maira Rozenfeld Olchik, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Curso de Fonoaudiologia. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (2008). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa (2003). Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em: Gerontologia, Motricidade Orofacial e Linguagem.

 

Annelise Ayres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Monitor no programa de monitoria acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Tem experiência na área da saúde, com ênfase em Fonoaudiologia e na área de Tradução/ Interpretação de Língua Brasileira de Sinais.

 

Monia Presotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fonoaudióloga, mestranda de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas-UFRGS, na linha de pesquisa: Neurociência clínica e experimental. Pesquisadora na área da Neurologia - Ambulatório Distúrbios do Movimento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialista em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul Escola GHC. Graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre (RS). Atuação profissional em saúde pública e privada, assistência social e educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Rute Lopes Baltezan, Hospital Cristo Redentor

Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista - IPA (2006). Há vinte e dois anos na área da saúde, sendo que os últimos quinze anos no GHC. Integrante do corpo de enfermagem do setor de Neurologia do Hospital Cristo Redentor. Atividades extracurriculares na Casa Menino Jesus de Praga, APAE - Alvorada, Hospital Nossa Senhora da Conceição, MDCA e FADERGS, com experiência em terapia da linguagem com surdos baseado em LIBRAS. Atualmente, colaboradora na Clinfono - Clínica de Fonoaudiologia, na ARELA-Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica e no Asilo Padre Cacique.

 

Andréa Kruger Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora adjunta do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde e atividade física, estilos de vida e envelhecimento, aptidão física e qualidade de vida. Graduação em Escola Superior de Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999).

 

 

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Olchik, M. R., Ayres, A., Presotto, M., Baltezan, R. L., & Gonçalves, A. K. (2013). O impacto do uso de prótese dentária na qualidade de vida de adultos e idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 16(3), 107–121. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p107-121

Edição

Seção

Artigos